terça-feira, 1 de junho de 2021

Fungo combate ácaros que prejudicam as abelhas

 



“Nós sabíamos que o metarhizium podia matar ácaros, mas era caro e não durava muito"
Por:  -Leonardo Gottems


Uma equipe liderada por entomologistas da Washington State University criou uma cepa de Metarhizium, um fungo comum encontrado em solos ao redor do mundo, para funcionar como agente de controle contra ácaros varroa. Ao contrário de outras cepas de Metarhizium, aquele criado pela equipe de pesquisa WSU pode sobreviver em ambientes quentes comuns em colmeias de abelhas, que normalmente têm uma temperatura de cerca de 35 Celsius (ou 95 F), informou Scott Weybright, para o portal AgroPages. 



“Nós sabíamos que o metarhizium podia matar ácaros, mas era caro e não durava muito porque os fungos morriam no calor da colmeia”, disse Steve Sheppard, professor do Departamento de Entomologia da WSU e autor correspondente do artigo. “Nossa equipe usou a evolução direcionada para desenvolver uma cepa que sobrevive em altas temperaturas. Além disso, Jennifer pegou esporos de fungos de ácaros mortos, selecionando para virulência contra varroa”, comentou. 


Os ácaros Varroa destructor, pequenos parasitas que vivem nas abelhas e sugam seu “sangue”, desempenham um grande papel no Desordem do Colapso da Colônia, que faz com que os apicultores percam 30-50% de suas colmeias a cada ano. Os ácaros se alimentam de abelhas, enfraquecendo seu sistema imunológico e tornando-os mais suscetíveis a vírus. As principais ferramentas que os apicultores usam para combater a varroa são produtos químicos, como os miticidas, mas as minúsculas pragas estão começando a desenvolver resistência a esses tratamentos, disse Naeger. 


Metarhizium é como um molde, não um cogumelo. Quando os esporos pousam em um ácaro varroa, eles germinam, perfuram o ácaro e proliferam, matando-o de dentro para fora. As abelhas possuem alta imunidade contra os esporos, tornando-se uma opção segura para os apicultores. Stamets, que fez alguns dos testes iniciais com Metarhizium que mostraram que o fungo não sobreviveu às temperaturas das colmeias, ficou impressionado com o trabalho realizado pelos pesquisadores da WSU. 


“A ciência progride por meio de tentativa e erro, e minha técnica não era econômica por causa do calor da colmeia”, disse ele. “Mas Jennifer fez um enorme trabalho de cultura para romper a barreira térmica com esta nova cepa. É difícil realmente apreciar o esforço hercúleo necessário para conseguir isso. ” 


Nenhum comentário: