quinta-feira, 10 de junho de 2021

Decifrada infecção bacteriana em porcos na Suíça

 


A chamada toxina beta mata as células vasculares
Por:  -Leonardo Gottems


A bactéria Clostridium perfringens faz parte do grande gênero Clostridium que pode causar várias doenças mortais em animais e humanos. Essas bactérias são perigosas porque produzem venenos (toxinas) extremamente fortes que causam danos específicos às células do hospedeiro. As temidas doenças causadas pelo Clostridium incluem botulismo, tétano, gangrena gasosa e infecções intestinais, por exemplo. 



O grupo de Horst Posthaus no Instituto de Patologia Animal da Universidade de Berna está investigando uma infecção intestinal em porcos causada por Clostridium perfringens. Há 10 anos, eles já conseguiam mostrar que a toxina produzida pela bactéria, a chamada toxina beta, mata as células vasculares e, por isso, provoca sangramento no intestino do leitão. No entanto, até agora não estava claro por que a toxina visava especificamente essas células e não outras.  


Julia Bruggisser, bioquímica e estudante de doutorado no Instituto de Patologia Animal, agora conseguiu resolver o quebra-cabeça desse mecanismo em uma colaboração interdisciplinar entre três faculdades. Os resultados do estudo foram publicados na revista especializada  Cell Host & Microbe. 


Há cerca de cinco anos, a técnica de laboratório Marianne Wyder, do Instituto de Patologia Animal, encontrou uma molécula chamada Molécula de Adesão de Plaquetas-Célula Endotelial-1 (PECAM-1 ou mesmo CD31, para abreviar). É encontrada na superfície de várias células e desempenha um papel central no sangramento intestinal em leitões.  


O verdadeiro papel da molécula CD31 é regular a interação entre as células inflamatórias e os vasos sanguíneos. Ocorre predominantemente nas células encontradas no interior dos vasos sanguíneos (as chamadas células endoteliais). 

Nenhum comentário: