No Encontro do G20 de Cientistas Chefes de Agricultura (MACS-G20), os participantes da Wheat Initiative enfatizaram a importância da pesquisa científica baseada em regulamentações internacionalmente consistentes. Representando a Wheat Initiative durante a reunião estavam Peter Langridge, presidente do conselho científico, e Teresa Saavedra, gerente do programa.
Eles observaram que um dos principais focos das atividades recentes da Iniciativa do Trigo tem sido o melhoramento genético do trigo combinado com intervenções agronômicas para lidar com a adaptabilidade da cultura e reduzir a dependência de insumos externos de fertilizantes, pesticidas e água de irrigação. Langridge disse que os pesquisadores do setor público e privado reconhecem a importância de uma estrutura regulatória sólida baseada na ciência, que reconhece a implantação longa e segura de diversas tecnologias para o melhoramento do trigo.
Ele disse que também deve garantir que "a regulamentação é baseada na ciência e aborda riscos e perigos quantificáveis, visa a consistência regulamentar em todas as jurisdições e reconhece que vamos ganhar experiência e informações do uso e implantação de novas tecnologias de reprodução e da estrutura regulamentar deve ter flexibilidade suficiente para se adaptar em resposta a novas informações sobre os riscos”.
O trigo foi selecionado para uma iniciativa específica devido ao seu papel fundamental na segurança alimentar global, pois responde por 20% das proteínas e 20% dos carboidratos na dieta de 2,5 bilhões de pessoas. No entanto, a evolução de pragas e doenças transfronteiriças e os impactos da mudança climática ameaçam a produção global de trigo, com vários estudos indicando consistentemente um declínio de 7% na produção para cada grau de aumento na temperatura. A Wheat Initiative foi lançada na reunião do G20 de 2011 na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário