quinta-feira, 17 de junho de 2021

Após vandalismo, escultura de Manoel de Barros recebe câmera de segurança

 


Pé esquerdo e óculos da escultura do poeta precisarão ser consertados no Rio de Janeiro

A escultura do poeta Manoel de Barros, localizada na avenida Afonso Pena esquina com rua Rui Barbosa, agora passa a ser monitorada por câmeras de segurança. 


A implantação ocorreu após a escultura sofrer várias tentações de vandalismo. O sistema de vigilância já opera desde a semana passada.



O objetivo é proporcionar vigilância constante para evitar que haja depredação da escultura.


Em 19 de abril deste ano, a escultura de Manoel de Barros amanheceu sem um dos pés em Campo Grande. 


Os óculos e face da obra também foram danificadas pelos vândalos. De acordo com o autor da escultura, Ique Woitdchach, usaram uma marreta para amassar a face de Manoel. 


A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) registrou Boletim de Ocorrência (B.O) contra o acontecido.


Woitdchach diz que amputar um dos pés de Manoel é amputar a arte e a cultura e que vandalizar o patrimônio público, além de ser falta de educação, é crime.


“Ela já vinha sendo vandalizada sistematicamente há algum tempo. Antes estavam usando marretas, mas agora amputaram a escultura de forma violenta, cruel e destemida”, lamenta. 


O conserto da escultura, que é a modelagem e fundição, deve ser feita no Rio de Janeiro. 


A Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e da Fundação de Cultura diz que em breve Manoel estará recuperado e pronto para receber visitantes, "sejam eles pessoas, plantas ou pássaros".


Escultura

A escultura de Manoel de Barros, localizada na avenida Afonso Pena, foi inaugurada em 19 de dezembro de 2017, dia em que Manoel completaria 101 anos.


A obra possui 1,38 metros de altura (incluindo o pedestal de fixação da base de concreto) e 1,60 metros de largura. A escultura pesa cerca de 400kg e é feita de bronze.


A escolha da avenida Afonso Pena para introduzir a obra foi estratégica. A avenida é tombada pelo Patrimônio Histórico da cidade. 


A estátua atrai não só turistas, mas também campo-grandenses para a selfie com o poeta.


Manoel de Barros nasceu em Cuiabá em 19 de dezembro de 1916 e morreu em 13 de novembro de 2014, aos 97 anos. 


Foi um poeta brasileiro contemplado com vários prêmios, sendo alguns deles Prêmio Jabuti e Prêmio ABL de Literatura Infantil

Nenhum comentário: