segunda-feira, 12 de abril de 2021

Secretaria de Saúde irá monitorar uso de medicamentos do “kit intubação para COVID-19”

 

As unidades de Saúde deverão informar a secretaria o quantitativo de anestésicos e relaxantes musculares que estão sendo utilizados


Por meio do D. O  do Mato Grosso do Sul o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende informou que a Secretária de Estado de Saúde (SES) será responsável por estimar  o quantitativo de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares do chamado “kit intubação para COVID-19” utilizados pelas unidades de Saúde.  


Os dados para o  monitoramento de estoque e consumo médio mensal deverão ser informados pelos estabelecimentos de Saúde contidos no Plano de Contingência com leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), suporte ventilatório, ampliação UTI e ampliação suporte ventilatório exclusivos para COVID-19.


As informações devem ser preenchidas semanalmente de segunda a quarta-feira até as 18h.


O preenchimento dos dados dos hospitais e UPAs serão feitos da seguinte forma:


estoque atual;

consumo médio mensal;

consumo do medicamento por leito por dia x n° de leitos UTI COVID-19,  

suporte ventilatório COVID-19,  

ampliação UTI COVID-19  

ampliação suporte ventilatório COVID-19 do Mapa Hospitalar dos Leitos SRAG/COVID-19  

O controle do preenchimento é de responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica, a mesma encaminhará as informações prestadas pelas unidades ao CONASS, o qual enviará ao Ministério da Saúde.


A disponibilização dos medicamentos do kit intubação no Estado de Mato Grosso do Sul poderá ser resultante de:


Requisição administrativa efetuada pelo Ministério da Saúde junto aos fabricantes e distribuidores de medicamentos;

Aquisição ministerial ou estadual;

Aquisição via Organização Pan-Americana de Saúde;

Ou quaisquer outras estratégias que viabilizem a regularização dos estoques.

A distribuição do kit intubação seguirá as seguintes diretrizes:


A quantidade dos medicamentos a serem distribuídos entre os estabelecimentos de Saúde será o quantitativo de consumo médio leito/dia definido em conjunto pelos Hospitais: Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian e Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande, baseado nas referências publicadas pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH).


Os estabelecimentos de Saúde que não tiverem enviado os dados no prazo estabelecido, não serão contemplados com os medicamentos.  


As unidades de Saúde só receberão medicamentos somente se houver pacientes intubados na data da distribuição.


Para a distribuição será considerado o estoque informado.


 

Reunião

Na manhã desta segunda-feira (12), Geraldo Rezende informou que terá uma reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga juntamente com o Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a onde discutiram vários assuntos, dentre eles o a escassez de medicamentos do Kit intubação.  


"Nós também haveremos de pleitear os chamados medicamentos do kit intubação, todos os dias vivenciamos a angústia da falta desses medicamentos. Nós queremos em parte do ministério uma resposta mais adequada para que possamos enfrentar essa situação". pontuou Rezende.

Nenhum comentário: