quinta-feira, 22 de abril de 2021

Prefeitura promove semana pra dança de forma virtual a partir desta quinta-feira

 



A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove a Semana Pra Dança, nos dias 22, 23 , 24 e 29 de abril, por meio de lives no canal do Youtube da Secretaria, que pode ser acessado pelo link (https://www.youtube.com/channel/UCQP2fghvk5maEXElkPn4gUA).


O evento virtual apresenta espetáculos de dança de companhias campo-grandenses contempladas pelo Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) da Prefeitura de Campo Grande em 2018.


“Montamos essa programação especial com apresentações de contrapartida destes editais, que juntos mobilizam mais de R$ 8 milhões para as classes que trabalham com a Cultura. Oferecemos entretenimento para a população e valorizamos as nossas companhias campo-grandenses que guardam grandes talentos da dança regional”, pontua Max Freitas, secretário municipal de Cultura e Turismo.


A Cia. do Mato é a companhia que estreia a programação no dia 22, às 18h30, com o espetáculo “Tempos Idos”.  A companhia foi criada em março de 1999, por Chico Neller e Diógenes Antônio, com o objetivo de reunir bailarinos de diversas ramificações contemporâneas para pensar, discutir e produzir dança. De lá pra cá, são mais 22 anos de criações que fazem uso da dança para promover a arte sul-mato-grossense.


“Tempos Idos” é orquestrado pelas sutilezas das notas de Cartola, sendo transpassado pelo elemento da água e conta com a gentileza nos gestos, as conversas de bar e as trocas que somente um toque pode alcançar.


Na sexta-feira (23), às 18h30, a Cia. do Mato segue na programação com “Monólogos da Dor”, que reflete acerca da vivência individual de cada bailarino e seus percursos e maneiras de lidar com as vicissitudes incalculáveis que atingem a todos os sujeitos que estão em vida: aceitar, elaborar e sublimar, eis o destino da espécie.


Já no sábado é a vez da Sôma Cia de Dança apresentar “Paraguaçu – Parteira de Si”, às 18h30.  Criada em 2017, Sôma é um grupo que produz dança a partir das vertentes da dança jazz e da dança contemporânea.


“Paraguaçu – Parteira de Si” teve como ponto de partida a vida e obra de Helena Meirelles, violeira, cantora e compositora de Mato Grosso do Sul. A partir de uma reflexão sobre sua vida e obra, a Cia debate questões relacionadas a mulher na sociedade contemporânea, por meio da dança.


Encerrando a programação, no dia 29, às 18h30, é a vez da El Farah Cia de Dança apresentar o espetáculo “Raízes do Oriente”. O objetivo é integrar e resgatar as tradições das manifestações culturais e artísticas das danças médio orientais por meio das danças populares, folclóricas e a dança do ventre.


Serviço – Os espetáculos serão apresentados ao vivo sempre às 18h30 no canal do Youtube da Sectur. O acesso é feito por meio do link  https://www.youtube.com/channel/UCQP2fghvk5maEXElkPn4gUA .


Fonte: Prefeitura de Campo Grande

Nenhum comentário: