quinta-feira, 22 de abril de 2021

Mato Grosso do Sul recebe 45,5 mil doses de vacina nesta quinta-feira

 

Doses chegam à noite e calendário de vacinação será retomado na sexta-feira


Mato Grosso do Sul recebe, na noite desta quinta-feira (22), mais 45,5 mil doses de vacina contra a Covid-19, sendo 35,5 mil da AstraZeneca/Oxford e 10 mil doses da Coronavac. 


Enviadas pelo Ministério da Saúde, as doses devem ser distribuídas aos municípios assim que chegarem, para a retomada da imunização no público prioritário já nesta sexta-feira (23).


A nova remessa da Coronavac será para aplicação da segunda dose (D2) nas pessoas que já estão na data prevista, enquanto as da Astrazeneca serão usadas para aplicação em grupos prioritários a serem definidos.


Este é o 14º lote de vacinas enviadas ao Estado, que contabiliza 753.510 doses recebidas do Ministério da Saúde.


O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, disse que a orientação é que as novas doses sejam aplicadas o quanto antes. 


“Queremos que eles [municípios] realizem a imunização a partir desta sexta-feira, sábado e domingo. Não queremos que estas vacinas fiquem paradas. Lugar de vacina é no braço”, disse.


Ele explicou ainda que houve atraso no envio da Coronavac devido à falta de insumos para a produção do imunizante pelo Insituto Butantan e, dessa forma, o quantitativo enviado também é menor.


"Assim, as 10 mil doses enviada ao Estado serão para completar o esquema vacinal de imunização para a segunda dose (D2). Importante ressaltar que o atraso no envio das doses da Coronavac não compromete a eficácia da vacina nos pacientes”, explicou.


 

Em Campo Grande, nesta quinta-feira a vacinação contra o coronavírus é para três grupos prioritários, sendo eles: grávidas a partir da 12ª semana de gestação com comorbidades preexistentes, indígenas não aldeados e militares das forças armadas.  


Trabalhadores de Saúde em hospitais recebem a segunda dose da Astrazeneca.

Nenhum comentário: