sábado, 10 de abril de 2021

Indígenas de aldeia urbana serão vacinados neste domingo em Campo Grande

 




Vacinação da população indígena não aldeada será iniciada neste domingo (11), em Campo Grande. 


A estimativa é de que 2,3 mil indígenas que vivem em aldeias urbanas e comunidades de Campo Grande sejam imunizados na Capital, conforme o Plano Municipal de Saúde (PMI).


Somente na Aldeia Urbana Marçal de Souza, localizada na região do bairro Tiradentes, onde uma ação será realizada, 600 indígenas devem ser vacinados.



O quantitativo foi estipulado com base no público atendido em campanhas anteriores de vacinação, como a da Influenza.


Os indígenas que vivem fora das aldeias não form incluídos como parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, mas o órgão deixou a cargo de cada estado e município a imunização deste público, conforme a disponibilidade de doses.


 

Nesta semana, a Secretaria Estaudual de Saúde (SES) remanejou cerca de 13 mil doses de vacinas, que haviam sido destinadas oos indígenas aldeados do Estado, mas sobraram após recusa de grande parte dos que tinham direito.


Deste quantitativo que sobrou, Campo Grande recebeu 3.600 doses, para aplicação exclusiva, inicialmente, nos indígenas que vivem fora de aldeias.


A capital Sul-mato-grossense será um dos primeiros municípios do país a vacinar essa população no Brasil.


 

O cadastramento das pessoas aptas a se vacinar começou a ser realizado na sexta-feira (9), em força-tarefa de equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).


A vacinação na Aldeia Marçal de Souza está prevista para acontecer de 8h às 16h, na Oca central, acesso pela  Rua Terena s/n, bairro Tiradentes.


O cronograma para atendimento das demais aldeias e comunidades ainda será definido pela Sesau ao longo da semana.


 

Vacinação

Ao todo, desde o início da campanha de imunização em Campo Grande, que começou no dia 19 de janeiro, são 182.135 mil doses aplicadas na Capital.


Campo Grande também se destaca nacionalmente como sendo uma das capitais com a maior porcentagem de pessoas vacinadas com, pelo menos, a primeira dose, sendo 15,4% da população. 


Neste sábado (10), vacinaram-se contra Covid-19 na Capital profissionais das forças de segurança e salvamento com menos de 41 anos.


Também foi aplicada a dose de reforço em pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac-Sinovac -Butantan de 10 à 22 de março, ou que estejam com a vacinação agendada de 7 à 22 de abril.

Nenhum comentário: