Flávio Veras
O Mato Grosso do Sul obteve 8.582 registro de candidaturas a prefeito, vice e vereadores para às eleições deste ano, confirmadas após o encerramento das solicitações estipulado pela Justiça Eleitoral, que aconteceu neste sábado (26), às 18h.
No entanto, todos os pedidos ainda passarão por análise do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MS) e, caso tenham alguma irregularidade, podem ser indeferidas pelos órgãos.
Contudo, foram registrados solicitações de 288, a prefeito; 290, a vice e 7824, a vereador. Em todo o país, foram registradas 517.786, um recorde. Em 2016, os tribunais recusaram 5,62% dos pedidos.
Há quatro anos, o motivo mais frequente da cassação ou de indeferimento dos pedidos era justamente a falta de um dos requisitos de registro (77,21% das recusas).
Esse aumento já era esperado, pois após a minirreforma política, aprovada em 2015, as candidaturas proporcionais (por coligação), passou a não valer.
Agora os partidos só elegem seus candidatos pela legenda, ou seja, muitos deles lançaram o maior número de candidatos possível para obter votos e, consequentemente, ocupar o maior número de cadeiras possíveis nos Legislativos Municipais.
CAMPANHA
A campanha eleitoral para as eleições municipais de 2020 terá início neste domingo. Por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), o corpo a corpo – algo natural em eleições passadas – deixará de existir.
O contato será, em sua maioria, virtual e as reuniões deverão respeitar as regras de biossegurança, que variam de município para município. O prazo para enviar a documentação necessária das candidaturas para prefeito e vereadores nas eleições 2020 termina neste sábado, às 18h (MS). O início será somente cinco horas depois: meia-noite de domingo.
RÁDIO E TV
Já a propaganda eleitoral obrigatória em cadeias de rádio e TV começará a partir do dia 9 de outubro.
IDA ÀS URNAS
Por causa da pandemia do coronavírus, o pleito deste ano teve de ser alterado de setembro para novembro. Com a mudança, o primeiro turno das eleições será realizado dia 15 de novembro e o segundo turno, que é realizado apenas em cidades com mais de 300 mil eleitores, dia 28.
Nenhum comentário:
Postar um comentário