terça-feira, 29 de setembro de 2020

Suspeito de conduzir caminhão com 33t de maconha é preso no MT



Por Jessica Beatriz e Osvaldo Duarte.


Na última semana, foi preso Nilson Fernandes dos Santos Junior, em Nova Mutum (MT). Ele é suspeito de ser o motorista do caminhão Bitrem, apreendido com 33,3 toneladas de maconha, em uma estrada vicinal que dá acesso à rodovia MS-166, no município de Maracaju. Na ocasião, dois “batedores de estrada” foram presos, porém, o condutor do veículo conseguiu fugir do local.

Conforme ocorrência, o suspeito é morador do BNH 4ª Plano, em Dourados. A prisão foi efetuada em uma ação que envolveu equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil, após investigações com informações da Defron (Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira), de Mato Grosso do sul.

De acordo com informações policiais, foi solicitada a transferência do autor para Dourados e, após autorização, ele foi transferido de Nova Mutum até Campo Grande em um avião cedido pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e encaminhado para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), em Dourados, em uma viatura da Defron.

Em contato com a reportagem do Dourados News, o advogado Rodrigo Helder, responsável pelo caso, comunicou que, “a princípio, a informação que nós temos é que não era ele o condutor do caminhão. Ele havia comprado o caminhão com o patrão dele, por isso o caminhão estava no nome dele”.

Além disso, o advogado relatou que o patrão havia dado alguns dias de descanso para o motorista, alegando que precisava fazer alguns reparos no caminhão e a viagem teria acontecido neste período. “Temos algumas provas para apresentar a polícia ainda de que ele não estava no local dos fatos, naquele dia da abordagem”, enfatizou.

Caso

No dia 26 de agosto, policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam o veículo encontrado abarrotado de maconha, totalizando 33,3 toneladas. A carga é considerada a apreensão recorde no Brasil. Estima-se que o prejuízo ao crime organizado seja superior a R$ 50 milhões.

Conforme informado pelo Dourados News, a carga foi incinerada no dia 2 de setembro. A queima do entorpecente, que teve autorização do poder judiciário, foi realizada na Farinheira São Francisco, no Distrito Industrial 

                                            Foto:Osvaldo Duarte

Nenhum comentário: