Rodrigo Almeida
O mês de setembro tem sido bem turbulento para um dos principais hospitais de especialidades do Mato Grosso do Sul. Junto à crise financeira declarada no último dia 14, a Santa Casa de Campo Grande agora pede ajuda dos funcionários para repor os estoques de sangue.
O comunicado afirma que “neste momento, o estoque de bolsas de sangue encontra-se a nível crítico, sendo insuficiente para garantir assistência adequada aos pacientes. O sangue do tipo O positivo já se encontra zerado”.
De acordo com a instituição, a dificuldade de obter bolsas de sangue O positivo está relacionada ao mesmo problema divulgado pelo Hemosul no começo do mês.
Por isso, o hospital faz um apelo aos colaboradores. “Funcionários do hospital que estiverem em condições de doar sangue, estão sendo convocados para ajudar e o apoio da população é essencial para normalizar os estoques”.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, “quando a situação está muito crítica, os funcionários são os primeiros a atender o chamado, mas com a situação da Covid-19 ainda não sabemos se será suficiente”.
Devido à falta de sangue alguns procedimentos precisaram ser suspensos até que as situações se regularize. A nota ainda afirma que apenas cirurgias de emergência serão as únicas mantidas.
Três anos atrás a Santa Casa deixou de ter coleta própria, então o hospital passou a depender exclusivamente do sangue coletado pelo Hemosul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário