sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Campeonato Paulista marca retomada do vôlei brasileiro


Agência Brasil                  Foto:Renato Anunes



O vôlei brasileiro volta de forma oficial nesta sexta-feira (11). A retomada, após seis meses de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), acontece com o Campeonato Paulista Masculino. Nesta sexta acontecem dois jogos. Vôlei Renata (atual vice-campeão) recebe o Vedacit/Vôlei Guarulhos, às 18h no Ginásio Taquaral em Campinas, enquanto Sesi/SP joga contra o Vôlei Um/Itapetininga, às 21h30 no Ginásio do Sesi, na Vila Leopoldina na capital paulista.

A competição desse ano reunirá cinco equipes: EMS Taubaté Funvic, Vôlei Renata (Campinas), Sesi/SP, Vôlei UM/Itapetininga e Vedacit/Vôlei Guarulhos. Elas jogarão em turno único para definição das quatro mais bem colocadas. Com isso, a fase classificatória terá dez jogos. As semifinais serão decididas em dois jogos. Se necessário, a definição será no golden set (set extra disputado em caso empate após o segundo jogo). A final também será em dois jogos com golden set, quando serão conhecidos os campeões da temporada 2020. As partidas finais devem acontecer nos dias 13 e 17 de outubro.

Nenhuma das partidas do campeonato terá a presença de público, por conta das restrições decorrentes da covid-19. Além disso, o protocolo da Federação Paulista de Vôlei prevê um rígido protocolo de higienização, testes e distribuição do pessoal a ser respeitado pelos clubes e pelos demais profissionais que estarão presentes nos ginásios.
Vôlei Renata busca título inédito

Vice-campeão em 2019, o Vôlei Renata voltou aos trabalhos em meados de julho. “Foi uma pré-temporada diferente, com etapas e evoluções graduais. Foram oito semanas planejadas pensando na saúde de todos e na evolução da equipe. A parada foi longa, mas estamos prontos para jogar”, diz o técnico Horácio Dileo.

A principal contratação da equipe é o oposto Leandro Vissotto. medalhista olímpico e campeão mundial pela seleção brasileira. Ele retorna ao clube que defendeu entre 2017 e 2018: “Essa retomada, após tantos meses sem jogar, é um momento único na trajetória de todos os jogadores. Não será fácil. É tentar fazer nosso melhor, deixar tudo que podemos dentro de quadra. Vejo o time bem preparado para a estreia”. Ainda chegaram o levantador Cristiano, o central Barreto e os ponteiros Renan e Temponi. O time campineiro já chegou à decisão em três oportunidades, 2012, 2013 e 2019, mas nunca levou o título.
Vôlei Guarulhos busca ritmo para Superliga

Mesmo com o encerramento antecipado da temporada 2019/2020 pela pandemia da covid-19, a equipe da grande São Paulo, que terminou a Superliga B em primeiro lugar, garantiu acesso à divisão principal do torneio nacional em 2020/2021. E, agora, o time parte para uma temporada de estreias, no estadual e na elite brasileira.

Nenhum comentário: