quarta-feira, 8 de julho de 2020

Prefeito quer manter lixão no Dom Antônio Barbosa


Marcos Trad reiterou que não vai autorizar novo aterro sanitário em área na saída para Três Lagoas; Solurb, autora do estudo, já havia negociado fazenda e agora busca outra área
Eduardo Miranda

Se depender da intenção do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), o novo aterro sanitário da Capital, o Ereguaçu, deverá ser construído perto do atual, o Dom Antônio Barbosa II, localizado na saída para Sidrolândia.

A Solurb, conforme apurou o Correio do Estado, já havia negociado a compra da Fazenda Santa Paz, na saída para Três Lagoas, onde pretende construir o novo lixão, e agora terá de procurar um novo local ou esperar que, conforme anunciado pelo prefeito, uma área ao lado dos atuais lixões seja disponibilizada.

O contrato de concessão estabelece que é de responsabilidade da Solurb a compra da área e os estudos para viabilizar o novo aterro.

Procurada para comentar o anúncio de Marcos Trad, repetido ontem diante de vários proprietários de áreas rurais e urbanas na saída de Três Lagoas e que são contra o lixão naquela região, a concessionária informou que só vai se manifestar depois de comunicada oficialmente da intenção do prefeito.

Na manhã de ontem, Marcos Trad recebeu um grupo autodenominado Associação dos Amigos do Guariroba, em referência ao córrego que é o principal manancial de Campo Grande. A Fazenda Santa Paz, negociada pela Solurb, está localizada entre a área de proteção do Guariroba e outro manancial, o do Lajeado.

No encontro, Trad reafirmou que o novo aterro não será na área proposta pela Solurb e que a intenção é de que o Ereguaçu – nome do novo lixão – seja construído ao lado dos atuais, denominados Dom Antônio Barbosa I e II.

“Foi uma vitória de toda a região e também do meio ambiente. A segurança hídrica da Capital está garantida”, afirmou Charles Autounian, líder da associação criada como resposta ao projeto.

“Terminantemente, este espaço, na saída para Três Lagoas, não será o espaço autorizado pela prefeitura”, disse Marcos Trad logo após a reunião.

Na associação que esteve reunida com o prefeito estão representados produtores rurais e também representantes dos bairros Maria Aparecida Pedrossian e Jardim Noroeste, além dos condomínios de luxo Damha, Shalom e Terras do Golfe.

Apesar de a Solurb não ter se manifestado oficialmente, dentro da empresa, o clima era de perplexidade. A Solurb agora aguarda a cessão de uma área pelo prefeito, ou buscar uma nova área, depois de ter viabilizado a compra da Fazenda Santa Paz.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: