quarta-feira, 3 de julho de 2024

Fabricados em presídio de Coxim, móveis vão auxiliar projeto de mulheres artesãs

 

                                           Detento construindo móvel em Coxim (Foto: Comunicação Agepen)


Expositores e prateleiras produzidos no EPMC (Estabelecimento Penal Masculino de Coxim) foram entregues a representantes da Associação Grupo Girassol. 


Confeccionados com mão de obra de custodiados, que utilizam e reaproveitam paletes descartados, os materiais irão auxiliar na exposição de artesanatos produzidos por mulheres artesãs de baixa renda, que complementam a renda familiar através da confecção e venda de artesanatos nas diversas feiras livres da região.


A iniciativa representa uma contribuição significativa da unidade da Agepen(Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) à sociedade local.


Empregando mão de obra prisional, a ação não só diminui a ociosidade dos custodiados com serviços que colaboram com a coletividade, mas também promove a sustentabilidade ambiental ao reaproveitar madeiras descartadas.


Para diretor do presídio, Jean Cunha, a iniciativa beneficia diretamente a comunidade, oferecendo uma segunda chance aos custodiados e contribuindo para a sustentabilidade.


“É gratificante ver que o trabalho realizado aqui dentro pode ter um impacto tão positivo lá fora”, afirmou durante a entrega dos primeiros móveis.


Segundo a presidente do Grupo Girassol, Vânia Regina Spiguel Costa, que procurou a direção do presídio buscando este apoio, a doação irá diminuir os custos das mulheres, que gastam cerca de 300 reais com o aluguel de mesas a cada exposição.


“Essa ajuda é inestimável para nossas artesãs, que agora podem investir mais em seus materiais e produtos, aumentando suas rendas e a qualidade de vida de suas famílias”, agradeceu a presidente. A meta é que sejam confeccionados 20 mesas e dez prateleiras para atender às artesãs.

Capital não para de crescer e representa 43% das novas empresas abertas em MS

 

                                            magem parcial de Campo Grande (Foto: Prefeitura )


Os números de novas empresas abertas na capital de Mato Grosso do Sul não param de crescer. Campo Grande mantém o ritmo acelerado e mês a mês mostra sua força na economia. No mês de junho, o município registrou 385 novas empresas abertas, o que representa 43% de todo o estado.


O resultado coloca Campo Grande no ranking de desenvolvimento entre as demais cidades do estado. Em segundo lugar vem Dourados com 97, Três lagoas com 47, Ponta Porã com 25 e Ribas do Rio Pardo com 22 novas firmas abertas. Os dados foram divulgados nesta semana pela Jucems (Junta Comercial).


Em todo o Mato Grosso do Sul, o setor de serviços segue sendo o mais pujante com 637 instituições abertas, seguido pelo comércio com 221 e com a indústria com 37 estabelecimentos. O setor de comércio e serviços, inclusive, é o mais importante na economia do Estado, com um peso de cerca de 55%. Na Capital, o peso é ainda maior, chegando a mais de 80% de toda a atividade econômica.


Na avaliação do secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Jr., o resultado apresentado reflete o crescimento econômico de Campo Grande. “Mesmo com todos os desafios enfrentados nos últimos meses em nível nacional, Campo Grande não para de crescer. Os números mostram um desenvolvimento contínuo e firme que reflete na empregabilidade e na melhoria de índices de diversos outros setores. Há meses nos mantemos entre as capitais com menor taxa de desocupação em todo o Brasil”, conclui.


O saldo de novas contratações atingiu em maio 1.304 novas vagas, um total de 67,94% de todas as contratações registradas em Mato Grosso do Sul. Se compararmos o resultado com o mês de maio de 2023, o crescimento em Campo Grande chega a 75,23% – quando 981 novos postos de trabalho foram abertos. 


O número também é maior que abril deste ano, quando 1.269 novas vagas foram efetivadas. Somados os primeiros cinco meses de 2024, o saldo chega a 5.794 vagas. As informações foram publicadas no último Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Marinha se antecipa à decisão do MD e forma 1ª turma de mulheres combatentes

 

                                           Treinamento militar da Marinha do Brasil (Foto: Marinha/Divulgação)



A Marinha brasileira realiza, na sexta-feira (5), um feito inédito nas Forças Armadas. Um grupo de 114 mulheres concluirá o curso de formação de soldados fuzileiros navais.


O processo seletivo contou com mais de cinco mil inscritas. Na prática, a instituição se antecipou à decisão do Ministério da Defesa de aceitar o alistamento militar feminino voluntário a partir de 2025.


Para tanto, foram necessárias adaptações nos quarteis que vão receber as militares. Os fuzis a serem usados, por exemplo, são mais leves que os carregados por homens.


Coletes e mochilas também tiveram que ser ajustados ao corpo feminino. A Marinha implementou ainda o reconhecimento facial nos alojamentos para garantir privacidade e segurança.


As mudanças são resultados de estudos e intercâmbios com Forças Navais de outros países que possuem mulheres na linha de frente de combate.


Atualmente há 34 mil mulheres nas Forças Armadas, em um universo de 360 mil militares.


O ingresso feminino teve início no começo da década de 1980, por iniciativa da Marinha. Em 1982, foi a vez da Força Aérea. Já o Exército começou a aceitar mulheres em suas fileiras em 1992.


No entanto, em todos os casos, esse ingresso começou em carreiras específicas, como saúde, intendência (logística) e no quadro de material bélico (manutenção de armas e viaturas).


No ano passado, a PGR (Procuradoria-Geral da República) questionou essa regra e propôs ações no STF (Supremo Tribunal Federal).


“Não há fundamento razoável e constitucional apto a justificar a restrição da participação feminina em corporações militares”, afirmou, à época, a procuradora-geral interina Elizeta Ramos.


“Se o legislador e as próprias corporações consideram que as mulheres são aptas a exercerem os referidos cargos, não é plausível estabelecer impedimentos ou restrições ao exercício desse direito fundamental, sob pena da configuração de manifesto tratamento discriminatório e preconceituoso”, disse a procuradora.


Presença de mulheres em postos de combate é comum no mundo


Enquanto o Brasil discute a participação de mulheres em postos de combate nas Forças Armadas, a presença delas na linha de frente de conflitos e guerras ocorre há cerca de 40 anos em outras partes do mundo.


Pelo menos 17 países contam, alguns deles há décadas, com a presença feminina em unidades que operam na linha de frente das batalhas. E não são apenas nações de regime autoritário, como a Coreia do Norte, ou em guerra, como Israel e Ucrânia, que têm mulheres nessas posições.


A lista inclui vários países ocidentais e seus aliados, como França, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Suécia, Austrália, Finlândia, Índia e Canadá.

Novo CEO do Corinthians, Fred Luz lembra de período no Flamengo e adota tom realista: "Será um ano duro"

 



O Corinthians anunciou na manhã desta quarta-feira a chegada do CEO Fred Luz. No primeiro contato com a imprensa no CT Joaquim Grava, o profissional ex-Flamengo adotou tom realista e projetou um ano complicado no futebol.


Fred comparou a situação do Corinthians com a do Rubro-Negro, clube em que atuou como diretor-geral entre 2014 e 2018. Assim como aconteceu com a equipe carioca naquele período, o executivo acredita que o Timão pode ter que "dar passos para trás" para retomar seu protagonismo no futebol nacional.


"Se você tem para gastar, você gasta, sem formar dívida. Se você não tem para gastar, você tem que ser criativo para buscar um objetivo. Qual o propósito? Qual a capacidade de geração de receita do Corinthians? Se eu comprometer um ano, para futuramente ser o top do top, por que eu não vou querer isso? Posso ser campeão esse ano, e quebrar ano que vem. É uma decisão política. Mas eu, Fred, isoladamente, acredito nisso. Aqui tem potencial. Não acho que esse caminho tem que ser tão longo aqui, a defasagem é menor. Vamos ter que tirar leite de pedra, ser inteligentes, e é possível. Futebol não é uma ciência exata. Podemos conquistar resultados mesmo sem ter o maior orçamento. Não tenho dúvida que é certo que o Corinthians tem que estar no topo do futebol brasileiro", comentou Fred em sua apresentação.


"O Flamengo realmente não foi campeão de nada por seis anos. Mas ele deixou de disputar para não cair, o que aconteceu no primeiro mandato, para brigar por títulos. Aqui não precisa desse tempo todo. Mas esse ano vai ser duro mesmo. Vamos trabalhar para estar mais organizados ano que vem, com mais disponibilidade para o futebol", complementou.


Em relação ao seu começo de trabalho no clube, Fred disse que está mapeando situações em diferentes setores. O CEO vem atuando no Parque São Jorge nos últimos dias e já está em contato com os departamentos do clube.


"São várias frentes, dentro até do que combinei com o presidente, nós vamos ter um trabalho de quatro a seis semanas, mapeando todos os gaps e oportunidades de melhoria no Corinthians, quer seja na geração de receitas, não só com patrocínio, mas em vários outros elementos. Já tive duas conversas com o pessoal do marketing, temos que olhar para todas áreas, custo e receita. Entender essa relação. Temos um trabalho gigantesco para fazer quanto ao equacionamento das dívidas. Ter um plano. Vou fazer muito em conjunto com o Pedro (Silveira), no que diz respeito a fazer isso com inteligência, com credores. Temos que trazer o Corinthians para um equilíbrio financeiro, para que o futebol não seja drenado por outras atividades. Vamos ter um entendimento e com esse entendimento uma discussão com o presidente, os poderes políticos, para discutir quais são as prioridades que vamos atacar", disse Fred.


Em campo, o Corinthians se prepara para enfrentar o Vitória, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola amanhã, às 20 horas (de Brasília), na Neo Química Arena.


Por Iúri Medeiros

Gazeta Esportiva

Haddad quer concluir PL de dívidas dos estados antes do recesso

 

                                            Foto: Antonio Cruz


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, espera concluir nas próximas duas semanas as negociações em torno de um projeto de lei complementar que permita ao governo federal repactuar as dívidas de estados e municípios com a União. A expectativa do ministro é encaminhar o projeto ao Congresso Nacional antes do início do recesso parlamentar, no próximo dia 18.


“Estamos negociando os detalhes de como isso deve acontecer”, disse Haddad durante a 3ª Reunião Plenária do Conselho da Federação, colegiado formado por representantes dos governos federal, estadual e municipal que está reunido hoje (3), no Palácio do Planalto, em Brasília.


“Já tivemos alguns avanços, mas não quero anunciar nada aqui porque ainda há pendências que as negociações vão [nos ajudar a] superar. E o presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco [PSD-MG] está nos ajudando a equacionar estas pendências para que o projeto de lei complementar de repactuação possa ser apresentado e aprovado ainda antes do recesso de julho”, acrescentou o ministro, destacando que “a resolução da questão interessa” ao governo federal.


“Isso acaba desorganizando muito a federação, pois os acordos eram assinados para serem descumpridos dois ou três anos depois”, continuou Haddad, lembrando que a última vez que o governo federal renegociou contratos de refinanciamento de dívidas de estados e municípios com a União foi em 2015.


“Já são nove anos sem repactuação. E a judicialização cresce. E a inviabilidade de estados e municípios vai ficando evidente à luz dos acontecimentos”, comentou o ministro, destacando que, desde o ano passado, o Tesouro Nacional vem negociando com vários governadores.


“Isso nos conduziu a alguns princípios em torno da questão dos juros […] A ideia é criar um mecanismo de redução da taxa de juros mediante algumas condições e o esboço do projeto de resolução busca estabelecer as premissas para a renegociação."


Haddad elencou as quatro premissas: busca pela equidade com a concessão de benefícios para todas as unidades federativas; concessão de descontos sobre os juros das dívidas; a criação de um fundo de equalização temporária, composto com parte dos recursos economizados com o pagamento dos serviços das dívidas; além da definição de uma contrapartida dos estados para manutenção de descontos sobre juros das dívidas e acessos aos fundos de equalização temporária.


Agência Brasil

Governo desiste do leilão do arroz

 

                                            Foto: Divulgação


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu suspender o leilão de arroz por tempo indeterminado, optando por negociar com o setor agropecuário para controlar os preços do produto. De acordo com o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a decisão é prudente devido à recente queda nos preços, e a medida de leilão será reconsiderada apenas se houver aumento nos valores.


Os Ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, juntamente com a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), estão trabalhando em um termo de compromisso com o setor produtivo. A intenção é que, em locais onde haja risco de desabastecimento, os produtores se comprometam a enviar mais arroz para evitar aumentos de preço. Internamente, membros do governo já eram contrários ao leilão, argumentando que as chuvas no Rio Grande do Sul não indicavam uma falta iminente de arroz, especialmente com a colheita recente.


Em entrevista à Globonews, Fávaro destacou que, após a decisão de compra de arroz importado e a normalização das estradas, os preços caíram para níveis normais, entre R$ 19 e R$ 25 por pacote de cinco quilos. Isso reforçou a decisão do governo de não realizar novos leilões de importação no momento.


No mês passado, o leilão para a importação de 263 mil toneladas de arroz foi cancelado devido a dúvidas sobre a capacidade técnica e financeira das empresas vencedoras. Atualmente, o governo monitora o mercado e negocia com a Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e representantes da indústria para garantir a estabilidade de preços, logística e frete.


Carlos Fávaro afirmou que, com a queda nos preços, não vê necessidade de novos leilões de importação. Em vez disso, considera mais prudente adotar outras medidas para estimular a produção, garantindo assim a oferta e estabilização dos preços do arroz no mercado interno.


Ordem do Dia: Uso dos produtos da Cannabis para tratamento de doenças é aprovado

 

                                           Foto: Wagner Guimarães


Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram e aprovaram quatro matérias, durante a Ordem do Dia desta quarta-feira (3). Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 06/2023, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que assegura o acesso a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) às pessoas que necessitem e preencham os requisitos contidos nesta lei, para o tratamento de saúde de doenças, síndromes e transtornos. O projeto foi aprovado e volta para análise em plenário, em 2ª discussão.


O autor da matéria reiterou o benefício da substância como medicamento. “O objetivo do projeto é garantir o acesso gratuito de quem necessita do medicamento na rede pública de saúde, pois atualmente muitos se beneficiam desses medicamentos, não podemos admitir que pessoas de baixa renda não se beneficiem também, portadora de várias doenças, como fibromialgia, síndromes epiléticas e convulsões. Além disso, há critério, é necessário prescrição médica”, ressaltou Pedro Kemp. 


O deputado Caravina (PSDB), ao relatar seu voto, também explicou o teor de emenda proposta à matéria. “Passa por vários crivos para a obtenção do remédio, haverá também, além da autorização da Anvisa, e da prescrição médica, uma comissão da Secretária de Estado de Saúde, que será responsável para acompanhar a disponibilização desse medicamento”, disse.


O deputado Caravina (PSDB), ao relatar seu voto, também explicou o teor de emenda proposta à matéria. “Passa por vários crivos para a obtenção do remédio, haverá também, além da autorização da Anvisa, e da prescrição médica, uma comissão da Secretária de Estado de Saúde, que será responsável para acompanhar a disponibilização desse medicamento”, disse.


O deputado Junior Mochi (MDB) reiterou que é importante saber o que está sendo votado. “Não se trata de liberação de nada, e sim do acesso aos medicamentos a base de cannabis sativa para quem sofrem males como crises de epilepsia, câncer e outras doenças. É importante deixar claro o que estamos votando”, destacou.


O deputado João Henrique (PL) relatou a análise feita sobre o projeto. “A questão farmacológica está ligada a União, não se trata de autorizar a distribuição, se trata de liberar o remédio e diminuir a burocracia, então faz sentido sim votar a constitucionalidade, trazer os efeitos disso, o nosso voto caminha nessa esteira, fármaco com potencial de amenizar dores e curar”, declarou.


A deputada e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Mara Caseiro (PSDB), declarou que a matéria vem para atender os que sofrem. “Pessoas que possuem epilepsia, dores crônicas, autismo, câncer, depressão, ansiedade, insônia, fibromialgia. É necessário impedir e atenuar as reações tão terríveis, dor, dificuldade de viver e sobreviver”, considerou.


Também de autoria do deputado Pedro Kemp, foi aprovado em discussão única, o Projeto de Lei 111/2024, que “denomina próprio público com o nome que especifica”. A matéria foi aprovada por unanimidade, e segue à sanção.


Segunda discussão


Em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 44/2024, de autoria do Professor Rinaldo Modesto (Podemos), que institui Dia da Doula, a ser comemorado, anualmente, no dia 18 de dezembro. De acordo com o parlamentar, a data é uma sugestão da Associação de Doulas do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria segue à sanção.


O autor da matéria destaca o quanto é essencial uma doula. “Pra quem conhece a função dessa profissional, sabe que é de muito valor o acompanhamento de forma integral por uma doula. Fomos demandados por um grupo de profissionais a instituição é um forma de dar visibilidade e reconhecer a importância para esse tipo de profissional”, reiterou.


Redação final


Aprovada a redação final do Projeto de Lei 121/2024, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que denomina Delso Alvaro Benedito o trecho da rodovia MS-475, compreendido entre o Município de Novo Horizonte do Sul e o entroncamento com Rodovia MS-141, em homenagem ao ex-vereador do município de Novo Horizonte do Sul. O projeto também segue à sanção.

Tribunal de Contas conclui primeiro semestre com mais de 1300 processos apreciados

 



Primando pela celeridade e transparência nas ações, mantendo a efetividade do serviço público, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul vem trabalhando na análise dos processos nas sessões do Tribunal Pleno e da Primeira e Segunda Câmaras. Conforme o relatório divulgado pela Diretoria das Sessões dos Colegiados, já no primeiro semestre de 2024, os conselheiros apreciaram 1.364 processos.


Utilizando recursos da tecnologia da informação, as sessões foram realizadas por meio da plataforma virtual, e também no modo presencial. Processos como recursos ordinários, prestações de contas de gestão, contratos administrativos, de inexigibilidade, convênios, licitações, atas de registro de preços, pedidos de revisão, entre outros, foram relatados pelos conselheiros.


Em 21 sessões realizadas pelo Tribunal Pleno, os conselheiros relataram 1.040 processos. Já a Primeira Câmara Deliberativa realizou 16 sessões, que resultaram em 168 processos apreciados. Pela Segunda Câmara, os conselheiros participaram de 16 sessões e relataram o montante de 156 processos.


Os números revelam a efetividade da apreciação dos processos e a celeridade no controle externo como pilares fundamentais para a boa governança pública. A combinação de análises rigorosas e tempestivas realizadas pelos conselheiros contribui para a transparência, a eficiência e a legalidade na administração dos recursos públicos, fortalecendo a confiança da sociedade na instituição de controle e fiscalização.


Olga Cruz

Uso de bioinsumos passa a ser incentivado na agricultura familiar

 


"Temos de introduzir cada vez mais técnicas e produtos sustentáveis na nossa agricultura", disse Tereza Cristina

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta quarta-feira, 03/07, projeto de lei que inclui o estímulo à utilização de bioinsumos na atividade agrícola entre os objetivos da política agrícola e da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. A matéria, que teve o apoio da senadora Tereza Cristina (PP-MS), segue para análise da Comissão de Agricultura (CRA).


A CMA já havia aprovado em setembro de 2023 projeto de lei que trata dos incentivos à produção de bioinsumos, com duas emendas da senadora. Quando ministra da Agricultura (2019-2022), Tereza Cristina lançou em maio de 2020 o Programa Nacional de Bionsumos, que insere a agropecuária na bioeconomia e favorece todos produtores, tanto orgânicos, como convencionais. “Temos de introduzir cada vez mais técnicas e produtos sustentáveis na nossa agricultura, seja pequena, média ou grande”, afirmou Tereza Cristina.


O PL 1.348/2024, da senadora Janaína Farias (PT-CE), recebeu parecer favorável do senador Beto Faro (PT-PA). O texto altera a lei que dispõe sobre a política agrícola (Lei 8.171, de 1991) para incluir no rol de objetivos e deveres do poder público o estímulo à produção e ao uso de bioinsumos na atividade agrícola. Ainda, o poder público, por meio de seus órgãos competentes, concederá incentivos especiais ao proprietário rural que usar bioinsumos em sistemas produtivos de base agroecológica.


O projeto também prevê como pressuposto fundamental da política agrícola que a adoção de novas tecnologias na atividade agrícola deverá priorizar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, a mitigação dos seus impactos no meio ambiente e a adaptação e resiliência dos sistemas produtivos perante as mudanças climáticas.


Serão previstas linhas de crédito com condições favorecidas para o financiamento do custeio associado à aquisição de bioinsumos, conforme disposto pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em relação à Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais (Lei 11.326, de 2006).


Os bioinsumos, além de atuarem como ativos indutores do crescimento, nutrição e fortalecimento das culturas agrícolas, contribuem para a proteção contra pragas e diminuição do dano causado por organismos vivos, como insetos e plantas invasoras, e não vivos, como condições físicas e químicas do ambiente.


Segundo o Ministério da Agricultura, a cesta de bioinsumos é ampla e abrange desde inoculantes, promotores de crescimento de plantas, biofertilizantes, produtos para nutrição vegetal e animal, extratos vegetais, biodefensivos, feitos a partir de micro-organismos benéficos para controle de pragas, parasitos e doenças, como fungos, bactérias e ácaros. Inclui também produtos fitoterápicos ou tecnologias que têm ativos biológicos na composição, seja para plantas e animais, como para processamento e pós-colheita.


No período de Tereza Cristina à frente da Agricultura, o Brasil bateu recordes de produção de defensivos biológicos, que são opção aos agroquímicos. Foram 367 produtos biológicos registrado

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 170 milhões

 



O sorteio das dezenas do concurso 2.744 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira, dia 02 de julho, em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 170 milhões.



Veja os números sorteados: 10 - 25 - 26 - 33 - 34 - 38


5 acertos - 102 apostas ganhadoras: R$ 54.826,38


4 acertos - 8.310 apostas ganhadoras: R$ 961,37


O próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira (4).

Tribunal de Justiça descarta 8,4 toneladas de processos arquivados

 

                                             Foto: TJ MS Divulgação


O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), por meio da Assessoria de Gestão Documental e Memória, realizou o descarte ecológico de 8,4 toneladas de processos arquivados. Este é o quarto descarte promovido pela atual gestão do TJ/MS, com mais dois previstos para ocorrer até o final deste ano.



Em fevereiro de 2023, ao assumir a Presidência do TJ/MS, o Desembargador Sérgio Fernandes Martins promoveu a assinatura de Contratos de Gestão com todos os setores que compõem o órgão. Entre as melhorias previstas, estava o descarte ecológico de processos físicos e do arquivo geral e judicial centralizado do TJMS. Ao todo, a Assessoria de Gestão Documental e Memória já realizou a reciclagem de 27,32 toneladas de papel desde o início da atual gestão.


O procedimento seguiu as regras dispostas na Portaria nº 2.177/2021, que dispõe sobre o descarte de processos físicos. Assim, conforme prevê a norma, antes de serem postos para reciclagem, os autos foram analisados, classificados quanto à sua temporalidade, e tiveram suas peças essenciais digitalizadas para preservação das informações. Todo este trabalho foi realizado pelo Núcleo de Classificação e Digitalização do TJMS.



Em respeito às normativas, foi dado prazo de 45 dias, a partir da publicação no Diário da Justiça, para que as partes interessadas requeressem eventuais cópias, desentranhamento de peças, documentos ou até mesmo a requisição integral do processo, para evitar prejuízos às partes.


No total, o TJMS já garantiu a destinação final e sustentável de 37.830 quilos de papel.

Quartas de final da Copa América: veja confrontos, datas e horários

 



A fase de grupos da Copa América chegou ao fim nesta terça-feira, dia 02 de julho, com o encerramento do Grupo D e as classificações de Brasil e Colômbia para as quartas de final. Com isso, as oito melhores seleções do torneio estão definidas para a fase eliminatória, e o caminho está desenhado até o final.


Com o empate em 1 a 1 contra os colombianos, o Brasil terminou a fase de grupos na segunda colocação e enfrentará o Uruguai nas quartas de final. O jogo será no sábado, às 22 horas. A Colômbia avançou em primeiro e irá duelar contra o Panamá no mesmo dia, às 19 horas.


Veja os confrontos e as datas


Argentina x Equador — quinta-feira, às 22h (de Brasília), no NRG Stadium, no Texas;


Venezuela x Canadá — sexta-feira, às 22h (de Brasília), no AT&T Stadium, no Texas;


Colômbia x Panamá — sábado, às 19h (de Brasília), no University of Phoenix Stadium;


Uruguai x Brasil — sábado, às 22h (de Brasília), em Las Vegas.


E nas semifinais?


As equipes que vieram dos grupos A e B (Argentina, Equador, Venezuela e Canadá) se enfrentarão nas semifinais, enquanto o mesmo acontecerá com as equipes classificadas nos grupos C e D da competição. Ou seja, o vencedor de Brasil x Uruguai enfrenta o vencedor de Colômbia x Panamá nas semifinais.

Polícia Federal combate tráfico de drogas em quatro estados

 

                                             Foto: Policia Federal



 A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (3) a Operação Flos para desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas pela fronteira entre Uruguai e o município de Jaguarão, no Rio Grande do Sul. A estimativa é que o grupo tenha movimentado - entre 2023 e 2025 - mais de R$ 28 milhões.


Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, além de nove mandados de prisão preventiva. Em nota, a PF informou que a polícia uruguaia auxilia no cumprimento de três mandados de prisão no país vizinho.


Segundo a corporação, a investigação começou em 2023, após um flagrante na região de Jaguarão, onde um homem transportava em um veículo 15 quilos de skunk que teriam como destino final Porto Alegre.


Cruzamento genético

O skunk é produzido a partir do cruzamento genético e do cultivo hidropônico da planta cannabis sativa, a mesma que dá origem à maconha. A droga é criada em laboratório por meio da manipulação de espécies com engenharia genética e tem uma concentração maior de THC (tetra-hidro-canabidinol).


“Após diligências e levantamentos realizados, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal verificou que o grupo enviava skunk para diversas regiões do país, utilizando meios de modal rodoviário na empreitada criminosa. Mais de R$ 8 milhões foram bloqueados das contas do envolvidos e mais de R$ 700 mil em bens foram apreendidos”, informou a Polícia Federal.


Agência Brasil

'Brasileirão' abre rodada com seis jogos nesta quarta-feira

 

                                             Foto: Divulgação


A 14ª rodada do ‘Brasileirão’ começa nesta quarta-feira (3) e promete agitar os gramados de norte a sul do país. Seis confrontos estão programados para este dia, e os torcedores podem esperar por duelos que podem mexer com a tabela de classificação. Confira:


.

Cuiabá x Botafogo - 18h (horário de MS)


O Cuiabá recebe o Botafogo na Arena Pantanal. O Cuiabá chega para essa partida com 2 vitórias e 3 empates nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o Botafogo vem de uma série de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota.


Vasco x Fortaleza - 19h


Em São Januário, o Vasco tenta se afastar ainda mais da zona de rebaixamento. O Cruzmaltino, que não vive boa fase, aposta na força de sua torcida para reencontrar o caminho das vitórias. O Leão do Pici, por sua vez, quer se manter no pelotão de cima e brigar por uma vaga na Libertadores. O Vasco chega para essa partida com 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o Fortaleza vem de uma série de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.


Criciúma x Cruzeiro - 19h


No Heriberto Hülse, o Criciúma encara o Cruzeiro em um confronto direto por posições intermediárias na tabela. O Tigre, jogando em casa, espera surpreender a Raposa e subir na classificação. O Cruzeiro, ainda tentando encontrar sua melhor forma, busca um resultado positivo fora de casa para se aproximar do G-6. 


Find anything: webpages, images, music, good. Solve any problem — from everyday to a scientific one. Search by text, voice or image.

O Criciúma chega para essa partida com 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o Cruzeiro vem de uma série de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.


Atlético-MG x Flamengo - 20h30


Um dos jogos mais esperados da rodada acontece no Mineirão, onde o Atlético-MG enfrenta o Flamengo. O Galo, que busca consistência, precisa de uma vitória para não se distanciar dos líderes. O Mengão, por outro lado, quer seguir na liderança. 

O Atlético-MG chega para essa partida com 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o Flamengo vem de uma série de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota.


Bragantino x Atlético-GO - 20h30


Em Bragança Paulista, o Bragantino mede forças com o Atlético-GO. O Massa Bruta, com uma campanha sólida, deseja manter-se na zona de classificação para a Libertadores. O Dragão, lutando para escapar da parte de baixo da tabela, vai tentar arrancar pontos fora de casa. 


O Bragantino chega para essa partida com 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o Atlético-GO vem de uma série de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota.


Atlético-PR x São Paulo - 20h30


Na Arena da Baixada, o Atlético-PR recebe o São Paulo. O Furacão, sempre forte em seus domínios, quer garantir mais três pontos para seguir no grupo dos primeiros colocados. O Tricolor Paulista, em ascensão, busca confirmar sua boa fase e se aproximar dos líderes. Partida que promete ser intensa, com duas equipes que gostam de propor o jogo.


O Athletico-PR chega para essa partida com 1 vitória, 3 empates e 1 derrota nos últimos cinco jogos. Do outro lado, o São Paulo vem de uma série de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas.

Atlético-MG e Flamengo se enfrentam nesta quarta pelo Brasileirão

 

                                           Hulk, do Atlético-MG e Pedro, do Fla, duelam esta noite (Foto: Montagem)


Atlético-MG e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro


O Atlético-MG chega para o jogo na 11ª posição do Brasileirão, com 18 pontos. Entretanto, vale lembrar que o Galo tem uma partida a menos. A partida atrasada é contra o Grêmio, válida pela 6ª rodada. 


O jogo foi postergado devido ao desastre ambiental no Rio Grande do Sul e será disputado acontecerão durante a data Fifa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. São quatro opções de janela para que a CBF coloque o calendário do torneio em dia.


Já o Flamengo chega para o confronto na melhor fase da temporada. Os comandados por Tite estão na 1ª colocação do Campeonato Brasileiro, com 27 pontos.


Artilharia


Pedro, do Flamengo, é o grande marcador deste Brasileirão até o momento, com seis gols em 13 jogos. E pelo lado do Galo, Paulinho não fica longe. O número sete é o vice-artilheiro do torneio, com cinco gols em 11 partidas.


Retrospecto


O retrospecto entre as equipes é marcado por grande equilíbrio. São 87 jogos, com 34 vitórias para o Flamengo, 33 para o Atlético-MG e 20 empates. (Com agências nacionais)

Senado aprova Política Nacional de Agricultura Urbana

 

"Medida favorece pequenos agricultores", avaliou Tereza Cristina


O Senado aprovou nesta terça-feira, 02/07, o PLC 182/2017, que cria a Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana [áreas que se encontram em uma zona de transição entre espaços estritamente rurais e os urbanos].


“Aprovamos uma medida que favorece os agricultores e empreendedores familiares e a produção sustentável de alimentos nas cidades”, definiu a líder do PP, senadora Tereza Cristina (MS). “A politica terá amplo alcance social”, completou a senadora.


A proposta, conforme o texto, tem como objetivo ampliar a segurança alimentar e nutricional das populações urbanas vulneráveis, propiciar a ocupação de espaços urbanos ociosos, integrar moradores do mesmo bairro, promover a agricultura familiar e agroecológica e gerar alternativa de renda e de atividade ocupacional à população.


A Política Nacional de Agricultura Urbana será planejada e executada de forma descentralizada e integrada às políticas sociais e de desenvolvimento urbano e implementada mediante a cooperação entre a União, estados e municípios.


Crédito


O governo federal, segundo o projeto, deverá apoiar os municípios na definição de áreas aptas ao desenvolvimento de agricultura urbana e periurbana, comunitária e individual, bem como auxiliar as prefeituras na prestação de assistência técnica e viabilizar a aquisição de produtos para os programas governamentais de aquisição de alimentos e merenda escolar.


O texto prevê também que o governo federal deverá estabelecer linhas especiais de crédito para agricultores urbanos e suas organizações, sem prejuízo das linhas de crédito existentes, visando o investimento na produção, no processamento e na estrutura de comercialização.


O governo federal deverá ainda prestar apoio técnico para a certificação de origem e de qualidade dos produtos, bem como promover campanhas de valorização e de divulgação de alimentos provenientes da agricultura urbana e estimular a criação e o funcionamento de feiras livres.


Beneficiários


Conforme a proposta, só serão beneficiários de políticas públicas destinadas aos agricultores e empreendedores familiares rurais, aqueles que praticarem agricultura urbana sustentável em área total cultivada de até cinco hectares e tenham renda familiar predominantemente originada de atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento ou empreendimento – como exige a lei que regulamenta a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.


O projeto proíbe que esses agricultores fixem moradia quando desenvolverem agricultura urbana sustentável em imóveis de terceiros e estabelece também condições específicas para a utilização de imóveis da União.


Também determina que a agricultura urbana deverá estar prevista nos institutos jurídicos, tributários e financeiros contidos no planejamento municipal, especialmente nos planos diretores ou nas diretrizes gerais de uso e ocupação do solo urbano, com o objetivo de abranger aspectos de interesse local e garantir as funções sociais da propriedade.


Com informações da Agência Senado

Arthur Elias convoca Marta, mas deixa Cristiane fora dos Jogos Olímpicos de Paris

 

                                           Nelson Almeida/3.dez.2023/AFP


Com Marta e sem Cristiane, o treinador Arthur Elias anunciou nesta terça-feira (2) a convocação da seleção brasileira feminina de futebol que disputará os Jogos de Paris em busca do primeiro ouro olímpico.


Na primeira fase dos Jogos, o Brasil vai encarar Nigéria, Japão e Espanha (atual campeã mundial).


"A lista das atletas foi pensada com muito critério, analisando o caráter da competição. São 12 seleções muito fortes, caímos em um grupo extremamente competitivo. Todos os jogos vão ser muito equilibrados dentro do nosso grupo", afirmou Arthur Elias, logo após a divulgação da relação, na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro.


O treinador lembrou que a equipe precisa conseguir criar oportunidades e fazer gols em partidas de mata-mata nas Olimpíadas, algo que não ocorre desde Pequim-2008. Para isso, chamou sete atacantes dentro do grupo que vai a Paris.


O técnico convocou 18 jogadoras e quatro suplentes, além de seis atletas que vão participar do período de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis.


Aos 38 anos, Marta é a segunda maior artilheira do futebol nos Jogos Olímpicos, com 13 gols em cinco participações, atrás apenas de Cristiane, que tem 14 bolas na rede. Em Tóquio, a rainha do futebol se tornou a primeira jogadora a marcar em cinco Olimpíadas seguidas. A participação em Paris pode ser a despedida da seleção da maior jogadora de futebol da história do Brasil.


Em relação à ausência de Cristiane, o treinador afirmou que a jogadora teve um bom desempenho nas oportunidades que recebeu nos últimos compromissos da seleção, mas obervou que a lista olímpica enxuta, com apenas 18 nomes, obrigou-o a fazer algumas escolhas pensando no melhor para o Brasil.


"O fato de ela, com 39 anos, jogar em um alto nível e estar nessa briga até o final com grandes jogadoras que foram convocadas mostra a grandeza da Cris", afirmou Elias. Ele acrescentou que, se a disputa fosse para uma Copa do Mundo, competição com 23 jogadoras na lista de cada país, Cristiane provavelmente estaria no grupo.


Contratado pela CBF em setembro do ano passado, após uma passagem vitoriosa pelo Corinthians, Arthur Elias comandou a seleção em 15 partidas até aqui, com dez vitórias, dois empates e três derrotas.


Na reta final de preparação para o início dos Jogos, a seleção se reunirá para treinamentos na Granja Comary nesta quinta (4) e embarcará para a França no próximo dia 17. A estreia olímpica está marcada para o dia 25, contra a Nigéria, em Bordeaux. Na sequência, a equipe seguirá para Paris, onde enfrentará o Japão, no dia 28, e retornará a Bordeaux para encerrar a participação na fase de grupos contra a Espanha, no dia 31.


A seleção feminina teve como melhor resultado até hoje a medalha de prata, obtida em Atenas, em 2004, e em Pequim, em 2008. Em ambas as finais, a equipe foi derrotada pelos Estados Unidos.


CONFIRA A LISTA COMPLETA DA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA OS JOGOS DE PARIS

Goleiras

Lorena (Grêmio)

Tainá (América-MG)


Laterais

Antonia (Levante-ESP)

Tamires (Corinthians)

Yasmim (Corinthians)


Zagueiras

Rafaelle (Orlando Pride-EUA)

Tarciane (Houston Dash-EUA)

Thais Ferreira (Tenerife-ESP)


Meias

Ana Vitória (Atlético de Madrid-ESP)

Duda Sampaio (Corinthians)

Yayá (Corinthians)


Atacantes

Adriana (Orlando Pride-EUA)

Gabi Nunes (Levante-ESP)

Gabi Portilho (Corinthians)

Jheniffer (Corinthians)

Kerolin (North Caroline-EUA)

Ludmila (Atlético de Madrid-ESP)

Marta (Orlando Pride-EUA)


Suplentes

Luciana (Ferroviária)

Lauren (Kansas City-EUA)

Angelina (Orlando Pride-EUA)

Priscila (Internacional)


Convidadas

Natasha (Palmeiras)

Marisa (Corinthians)

Vitória Calhau (Cruzeiro)

Laís Estevão (Palmeiras)

Letícia Monteiro (Internacional)

Amanda Gutierrez (Palmeiras)


Folha de São Paulo

Empreg@Juv oferta vagas de emprego e estágio nesta sexta-feira (05)

 




Em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Funsat), a Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv), promove nessa sexta-feira (5), a partir das 8h, mais uma ação do projeto Empreg@Juv. Durante o atendimento serão ofertadas vagas de emprego e estágio em várias áreas de atuação. 


O evento é aberto ao público e para participar é necessário preencher os dados disponíveis no link: https://sejuvcg-sejuv-acao-empregabilidade.site.builderall.net/


De acordo com a Sejuv, são vagas em áreas como o direito, administração e educação física. Além de vagas para assistente administrativo, assistente de produção, estoquista, entre outros. 


Conforme a secretária Municipal da Juventude, Michele Ferreira, o Empreg@Juv, beneficiará jovens não só a região central, mas das sete regiões de Campo Grande, com o projeto nos bairros. “A Secretaria também conta com um polo da Funsat, dentro do Centro de Referência, oferecendo atendimentos diários, proporcionando oportunidades aos jovens como menor aprendiz, estágio e emprego”.


As empresas parceiras da ação são: Skill, Odontoclinic, Comper, CIEE, Nelson Wilians Advogados, Pró Estágio, Fort, Instituto Joao Bittar e Estágios MS e Funsat. 


Serviço: 


Ação do Projeto Empreg@Juv


Data: 05/07/24


Horário: 8h às 11h30


Local: Sejuv 


25 de Dezembro, 924. Edifício Marrakech, 3º andar.

Soja caminha na mesma toada durante a semana

 

                                           Os preços estão evoluindo no Mato Grosso do Sul - Foto: Divulgação 

Boas valorizações de preços no Paraná

No mercado do Rio Grande do Sul, a semana da soja começa com novas altas do dólar, com negócios melhorando, segundo informações divulgadas pela TF Agroeconômica. “No porto paranaense, as cotações indicadas foram de R$ 146,30 para entrega em julho, com pagamento em 29/07, e R$ 147,80 para entrega em agosto, com pagamento no final desse mês. No interior do estado, os preços seguiram as referências de cada praça: R$ 139,00 em Cruz Alta e Passo Fundo, R$ 138,50 em Ijuí, e R$ 138,00 em Santa Rosa/São Luiz, todos com pagamento em 30/07”, comenta.


Em Santa Catarina o cenário segue o mesmo, com volumes da mão para a boca. “Em Santa Catarina, os preços da soja marcam manutenção, todas as regiões estão reagindo mais ou menos igual, poucos volumes estão sendo escoados, dando prioridade a níveis de manutenção, mas sempre com alguns negócios ocorrendo nas altas, de forma a especular o mercado”, completa.


Boas valorizações de preços no Paraná, onde os negócios se agitam um pouco. “Soja encerra o dia em excelente alta e dessa vez o produtor decidiu se agitar um pouco e efetuar alguns negócios. Os volumes não foram precisados, mas tivemos a confirmação de que foram acima da média para o período. Parte dessa nova força obtida pelo mercado vem também de uma disparada do óleo de soja. Em relação à soja da safra 2023/24, a ideia de compra girava em torno de R$ 138,00 (+4,00) por saca CIF Ponta Grossa, com entrega no começo de maio e pagamento no fim de maio”, indica.


Os preços estão evoluindo no Mato Grosso do Sul, onde os negócios retornam também. “Vemos basicamente a mesma situação do Paraná, preços evoluem levemente e mais negócios sendo efetuados em forma de especulação. Hoje vimos uma boa evolução também no óleo, o que motivou um pouco de negócios, estima-se 20.000 toneladas negociadas. A soja em si, por sua vez, acabou evoluindo aproximadamente 1% diante de leve recuo do dólar”, informa.


Evolução expressiva de preços no Mato Grosso. “Mas hoje vemos uma leve melhora, com mais volumes sendo escoados diante de um mercado mais animado com as novas

altas. Apesar disso, ainda vemos que o foco não está no mercado brasileiro, mas ainda no mercado americano onde os traders se atentam ao clima”, conclui.


Atriz Tetê Medina morre no Rio de Janeiro

 

                                           © Divulgação


A atriz Maria Thereza de Medina, popularmente conhecida como Tetê Medina, morreu nesta terça-feira, 2, no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo jornal Metrópoles. A artista tinha 84 anos e estrelou grandes novelas do anos 1980, como ‘Água Viva’ e ‘Coração Alado’.


A causa da morte não foi divulgada. O corpo de Tetê deve ser cremado na quarta-feira, 3, no Cemitério da Penitência, Caju, Zona Norte do Rio. Além da TV, a artista também tinha grande envolvimento com o teatro e com o cinema.


Escritora, Tetê escreveu vários livros de romances, contos e peças de teatro como ‘O Homem de Rosto sem Face’.


Acidente entre carro e carreta mata sargento reformado da PM

 

                                            Foto: Reprudução Noticidade


Um sargento reformado da PM (Polícia Militar), identificado como Reginaldo Silva da Cruz, de 57 anos, morreu na noite desta terça-feira, dia 02 de julho, após acidente entre um carro de passeio e uma carreta. O sinistro aconteceu na rodovia BR-060, próximo à cidade de Sidrolândia.



Informações do registro policial são de que o sargento dirigia um veículo VW/Gol, sentido Campo Grande a Sidrolândia, quando bateu na traseira da carreta.


Segundo o site Noticidade, o motorista do veículo pesado, de 52 anos, não teve ferimentos, enquanto Reginaldo morreu no local do acidente.


O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local, assim como a Perícia Técnica da Polícia Civil. O caso foi registrado na Delegacia de Sidrolândia como homicídio culposo na direção do veículo automotor.

Funsat anuncia 1.990 vagas de emprego nesta quarta-feira (03)

 



A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece 1.990 vagas de emprego nesta quarta-feira (03). As contratações são para 195 profissões, ofertadas por 286 empresas de Campo Grande.


De acordo com a Funsat, são encaminhamento para contratações, de salários entre R$ 1.500 é R$ 4 mil. A Fundação reforça que apenas trabalhadores com o cadastro em dia no órgão podem receber os encaminhamentos para entrevistas de emprego.


Para os recrutamentos que não exigem do candidato a experiência na função são 1.200 vagas oportunidades. Para aprender um novo ofício, sendo ainda remunerado, destaque aos processos seletivos de motorista entregador, com 44 vagas, de ajudante de churrasqueiro, com 15 vagas, de auxiliar de armazenamento, com 29 vagas, e de magarefe, com 10 vagas e a de motorista de caminhão, com 95 postos em aberto.


Dos chamados para aprender uma profissão e ser remunerado para isso, são 54 vagas de auxiliar de limpeza, 38 vagas de balconista de açougue, 104 de operador de caixa e 38 vagas de repositor de mercadorias.


Exclusivas do público PCD (Pessoa com Deficiência), são três triagens de talentos, todas com a proposta de remuneração além da média comum em Campo Grande.

Confira todas as vagas disponíveis clicando aqui:  https://www.campogrande.ms.gov.br/funsat/artigos/vagas-ofertadas/.

Dorival admite oscilação, mas cita estranheza com cartão a Vini Jr. e vê Brasil "muito prejudicado"

 

                                            Foto: AFP



O Brasil teve atuação decepcionante e só empatou com a Colômbia nesta terça-feira, em Santa Clara. O resultado faz com que a Seleção avance às quartas de final da Copa América no segundo lugar do Grupo D. Dorival Júnior admitiu que sua equipe deixou a desejar, mas saiu na bronca com a arbitragem.


O treinador viu o Brasil "muito prejudicado" pelo possível pênalti não marcado em cima de Vinicius Júnior, ainda no primeiro tempo. A jogada chegou a ser analisada pela equipe do VAR, que não recomendou a revisão ao venezuelano Jesús Valenzuela. Pouco tempo depois, a Colômbia empatou a partida.


Além disso, Dorival citou estranheza com a cartão amarelo dado a Vini Jr. logo no começo do jogo. O jogador atingiu o rosto de James Rodríguez e, como estava pendurado, desfalcará a Seleção na próxima fase, contra o Uruguai.


"É uma situação que aconteceu [suspensão de Vini Jr.]. Era um jogo importante, não tinha como segurar ninguém, queríamos o resultado. Começamos bem a partida. No primeiro lance tivemos já o primeiro cartão do Vini, muito estranho o que se passou. Há pouco tempo eu ouvi dizer que o Brasil tem que jogar sem protagonistas, esse é o instante. Não vamos ter o Vini, estamos sem o Neymar há um tempo. Mas outros podem aparecer. Teremos um jogo difícil contra o Uruguai, mas o Uruguai sabe que terá um jogo difícil contra o Brasil", disse o comandante em coletiva de imprensa.


"Não sei se houve interferência [da arbitragem], mas naquele momento seria 2 a 0. Independente das coisas não saírem como gostaríamos, o resultado de 2 a 0 seria muito diferente do 1 a 0. E logo em seguida tomamos o empate. Para mim foi decisivo, dentro do estádio só ele e a equipe do VAR não viram o pênalti, existiu com certeza. O Brasil foi muito prejudicado. É um fato que aconteceu, temos que ser realistas. Com o resultado ampliado, as movimentações seriam muito diferentes, a seleção colombiana teria que se expor e nós poderíamos tomar proveito disso. Seria uma situação que sabemos como ninguém explorar", acrescentou.


Apesar das críticas à arbitragem, Dorival Júnior reconheceu que o Brasil deixou a desejar em campo. Ele, no entanto, acredita que as oscilações são naturais e enxerga evolução na equipe.


"Hoje tivemos dificuldades, nós proporcionamos retomadas perigosas ao adversário. Não vinha sendo um fato que nos preocupasse. Nosso quadrado dificultou a nossa saída. Essas oscilações vão acontecer, é uma equipe em formação. Tivemos dificuldades que não vínhamos tendo. O nível da Colômbia é diferente neste momento, teve um peso grande. Tínhamos a vantagem a nosso favor, quando um lance que poderia nos dar o segundo gol, não é marcado. Precisamos melhorar e estamos trabalhando nesse sentido. Em muitos aspectos estamos evoluindo. Em algum momento teremos dificuldades nesse processo. É algo natural, ninguém escapa", afirmou.


"Acho que é um processo. Ninguém queima etapas. Você não sai da figura A para a F sem passar pela fase B ou C. Espero que a equipe continue crescendo, assim como oscilaremos em outros momentos. Temos que conviver, só se tira isso com treinamento e jogos. Vamos construindo uma equipe com erros e acertos. É um fato natural. Não é tempo suficiente para que tenhamos uma equipe que cumpra com todos os detalhes e não sofra. A evolução será muito clara com o passar de jogos e com o trabalho", concluiu.


O próximo desafio do Brasil nesta Copa América está marcado para este sábado. O time de Dorival Júnior irá encarar o Uruguai, a partir das 22h (de Brasília), em Las Vegas, pelas quartas de final da competição.


Gazeta Esportiva

O setor biológico está crescendo: Entenda

 

                                           Foto: Divulgação


O setor biológico está crescendo em 2024, como indicado pelo BioControl Landscape organizado pelo The Mixing Bowl. Maria Flávia Tavares, diretora da MFT Consultoria em Agronegócios, destaca que o relatório inclui 300 empresas de produtos biológicos para proteção de cultivos, mostrando um aumento significativo desde o ano anterior. Este crescimento reflete uma tendência de expansão e diversificação no mercado de tecnologias agrícolas, impulsionado pela demanda por soluções mais sustentáveis no controle de pragas.



Um destaque é o aumento das empresas atuando em múltiplos segmentos, agora representando 60% do total, evidenciando uma estratégia adaptável às necessidades dos agricultores. Cerca de 75% das empresas focam em insetos e ácaros, utilizando tecnologias como ativos microbianos e botânicos. A diversificação também é observada, com 40% das empresas oferecendo produtos em vários segmentos de controle biológico.


Ela enfatiza que esse crescimento não é apenas quantitativo, mas qualitativo, impulsionando práticas agrícolas mais sustentáveis. Com mais empresas investindo em pesquisa e desenvolvimento, o setor promete soluções mais eficazes e responsáveis para o futuro. A expansão global também é crucial, abrindo novas oportunidades para inovação e colaboração internacional, fortalecendo o mercado global de controle biológico de pragas agrícolas.


Em resumo, o BioControl Landscape de 2024 oferece um panorama robusto e otimista para o setor de controle biológico de pragas agrícolas. Com um crescimento significativo nas empresas atuando em múltiplos segmentos e uma maior concentração em tecnologias inovadoras, o setor está bem posicionado para enfrentar os desafios futuros da agricultura de maneira mais sustentável e eficaz.


Preço do leite registra sétimo mês consecutivo de alta

 

                                            Foto: Divulgação


O preço do leite captado em maio continuou sua trajetória de alta pelo sétimo mês consecutivo, registrando um aumento de 9,8% em comparação com abril e alcançando R$ 2,7114 por litro na “Média Brasil” do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP. Desde janeiro, o valor do leite pago ao produtor acumula um avanço real de 30,4%, ajustado pelo IPCA de maio. No entanto, o preço médio de maio ainda ficou 4,82% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado, em termos reais.


De acordo com os dados divulgados pelo Cepea, a alta se deve principalmente à redução na produção no campo. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea apresentou uma pequena reação de 0,14% de abril para maio, mas acumula uma queda de 7,7% no ano. Entre os fatores que contribuíram para essa redução estão os menores investimentos dentro da porteira no final de 2023, a entressafra no Sudeste e Centro-Oeste, e o atraso da safra no Sul do país.


Essa limitação na oferta de leite cru resultou em uma disputa acirrada entre laticínios e cooperativas para garantir o abastecimento de matéria-prima, o que sustentou a valorização do leite. Além disso, as enchentes no Rio Grande do Sul impactaram negativamente a produção de lácteos na região, enquanto a demanda pontual por donativos aumentou, criando especulação e elevando as incertezas do mercado em maio.


O aumento do preço do leite no campo refletiu nas cotações dos derivados lácteos. A pesquisa do Cepea em parceria com a OCB revelou que, em maio, as médias de preços do leite UHT, muçarela e leite em pó fracionado (400g) subiram 5,1%, 5,9% e 4,5%, respectivamente, na negociação entre indústrias e canais de distribuição paulistas. Contudo, o repasse da valorização da matéria-prima para os derivados ocorreu em menor intensidade, uma vez que o consumo não se fortaleceu como o esperado.


Em junho, os preços dos lácteos continuaram subindo até a segunda quinzena do mês, o que deve manter a média mensal em alta em relação a maio. No entanto, nas duas últimas semanas de junho, as cotações retornaram ao patamar do início de maio, devido ao enfraquecimento do consumo e à pressão dos canais de distribuição. Isso manteve a margem dos laticínios na venda dos derivados justa, especialmente para produtos como UHT, muçarela e leite em pó, o que pode frear o ritmo de aumento nos preços pagos aos produtores.


Outros fatores sugerem que o movimento de alta nos preços deve perder força em junho e pode até se inverter a partir de julho. O incremento na margem do produtor nos últimos meses tende a favorecer a recuperação da produção nacional de leite cru, embora de forma lenta.


Em relação à oferta de derivados, as importações continuam sendo um fator de incerteza. Dados da Secex mostram que, em maio, as compras externas caíram 23,6%, totalizando cerca de 150 milhões de litros em equivalente leite, uma queda de 28% em relação a maio do ano passado, mas ainda mais do que o dobro registrado em maio de 2022. De janeiro a maio, o volume importado somou 923 milhões de litros em equivalente leite, 5,1% a mais que no mesmo período de 2023.


Estabilidade no mercado do boi gordo nas praças paulistas

 

                                             Foto: Sheila Flores


O mês começou com poucos negócios. As ofertas estão diminuindo, mas ainda conseguem suprir a demanda, que está em ritmo lento. As informações foram divulgadas no informativo "Tem Boi na Linha".


Com expectativas de maior demanda na primeira quinzena de julho, o varejo aumentou ligeiramente os pedidos para alimentar os estoques e se preparar para a virada de mês. Nesse contexto, as cotações da carcaça de boi inteiro e da vaca mantiveram-se firmes e estáveis na semana, sendo negociadas a R$ 14,20/kg e R$ 14,00/kg, respectivamente. No entanto, houve um aumento nos preços da carcaça de boi castrado e da novilha, registrando alta de 1,0% e 1,8%, respectivamente, com preços de R$ 15,25/kg e R$ 14,50/kg.


Enquanto isso, a cotação do frango médio continua em queda, sendo negociada a R$ 6,10/kg, uma redução de 2,6% na semana. A carcaça especial suína também seguiu a mesma tendência e caiu 0,9%, apresentando uma cotação média de R$ 10,60/kg. Neste cenário, a carne bovina está menos competitiva em relação às carnes de frango e suína, dado o aumento dos preços das carcaças de boi castrado e novilha, em contraste com a queda nos preços do frango e da carne suína.


No último dia de funcionamento da B3, em junho, houve a liquidação do contrato futuro do boi gordo, cujo código é BGIM24. A cotação da arroba nesse vencimento, segundo o indicador calculado pelo Cepea, ficou em R$ 225,15/@. O Indicador do Boi Gordo da Scot Consultoria ficou em R$ 218,76/@. A média da cotação da arroba do boi destinado ao mercado interno, nos últimos cinco dias úteis de junho, foi de R$ 213,50/@, à vista e livre de impostos. Para o “boi China”, a média de preço no período foi de R$ 223,80/@.


*Ave que leva em consideração o peso médio da linhagem para um lote misto, com rendimento de carcaça estimado em 74,0%.

**Animal abatido, sem vísceras, patas, rabo e gargantilha.


terça-feira, 2 de julho de 2024

OMS lança diretrizes inéditas para tratamento contra o tabagismo

 

                                            Pixabay


A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta terça-feira (2) um conjunto de intervenções contra o tabagismo, incluindo apoio comportamental a ser oferecido por profissionais de saúde, intervenções digitais e tratamentos farmacológicos. Esta é a primeira vez que a entidade apresenta diretrizes para o tratamento contra o tabagismo.


A proposta, segundo a OMS, é ajudar mais de 750 milhões de usuários de tabaco que desejam abandonar o consumo de diversos derivados do tabaco, incluindo os tradicionais cigarros, narguilés, produtos de tabaco sem combustão, charutos, tabaco de enrolar e produtos de tabaco aquecido (HTP).


“Essas diretrizes representam um marco crucial na nossa batalha global contra esses produtos perigosos”, avaliou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. A estimativa da entidade é que mais de 60% dos 1,25 bilhões de usuários de tabaco em todo o mundo – mais de 750 milhões de pessoas – desejam parar de fumar, mas 70% não têm acesso a serviços eficazes.


Recomendações

De acordo com a OMS, a combinação de farmacoterapia com intervenções comportamentais aumenta significativamente as taxas de sucesso no abandono do tabagismo. “Países são incentivados a fornecer esses tratamentos sem custos ou com custos reduzidos para melhorar a acessibilidade, especialmente em nações de baixa e média renda”.


Dentre as diretrizes, a entidade recomenda o uso de vareniclina, medicamento que tem a função de diminuir o desejo intenso de fumar, além de aliviar crises de abstinência (sintomas mentais e físicos que ocorrem após a interrupção ou diminuição do consumo da nicotina).


Outra recomendação é a terapia de reposição de nicotina (TRN), que pode ser feita, segundo critério clínico, utilizando goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina ou adesivo transdérmico de nicotina.


As diretrizes incluem ainda medicamentos como bupropiona ou cloridrato de bupropiona (antidepressivo) e citisina (fármaco à base de plantas) no tratamento contra o tabagismo.


A OMS também recomenda intervenções comportamentais, incluindo aconselhamento breve com profissionais de saúde, com tempo médio de 30 segundos a três minutos, oferecido como rotina em ambientes de cuidados em saúde, além de apoio comportamental mais intensivo por meio de aconselhamento individual, em grupo ou por telefone.


Dentre as intervenções digitais sugeridas pela entidade estão mensagens de texto, aplicativos para smartphone e programas de internet a serem utilizados como “complementos ou ferramentas de autogestão”.


Agência Brasil

Governo cria o Dia do Rei Pelé

 

                                           Pelé comemora a conquista do tricampeonato mundial da seleção brasileira, em 1970, no México. - Acervo 


O governo federal instituiu o Dia do Rei Pelé. Conforme publicado no Diário Oficial nesta terça-feira (2), a data será comemorada anualmente no em 19 de novembro, dia em que Pelé fez seu milésimo gol.


A proposta de criação da data que homenageia o jogador partiu da Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei 5867 de 2023, de autoria dos deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE).


Na época em que tramitava no Congresso, os parlamentares justificaram o apoio ao requerimento por afirmarem que "Pelé e seu legado serão eternos." Mais de 257 deputados apoiaram a criação da data.


Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022 por falência de múltiplos órgãos decorrente de um câncer no cólon.

Anvisa atualiza sistema de busca por medicamentos similares

 

                                            Agência Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou novas instruções para que pacientes e profissionais de saúde possam obter informações atualizadas sobre medicamentos similares intercambiáveis.



A legislação define como medicamento similar aquele que contém os mesmos princípios ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência. Ele pode ser diferenciado apenas por características como tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos.


“Atualmente, a grande maioria dos medicamentos similares já tem comprovação de equivalência terapêutica com os medicamentos de referência, o que garante a substituição de forma segura”, destacou a Anvisa.


Mudança


Desde 2014, a agência publicava e atualizava uma lista de medicamentos similares intercambiáveis. O esquema, segundo a própria Anvisa, não era produtivo, já que a lista se torna ultrapassada sempre que um registro de medicamento similar é publicado – o que pode ocorrer quase toda semana.


Com as novas instruções para se obter a relação de medicamentos similares intercambiáveis, por meio de um sistema de consultas, a proposta é que as informações sejam atualizadas diariamente, garantindo dados mais recentes do que a publicação de listas.



Orientações


Como saber se um medicamento similar é intercambiável e com qual medicamento de referência?


- Entre na seção de consulta de medicamentos, pelo aqui.


- Preencha os campos nome do produto ou número do registro.


- Você será redirecionado para uma tabela com o produto que cumpre critério de busca.


- Clique na linha que corresponde ao produto desejado.



Agência Brasil