quinta-feira, 23 de maio de 2024

Brasil e Argentina se enfrentam na noite desta quinta na Liga das Nações de Vôlei

 

                                           Foto: Javier Valdes Larrondo/Santiago 2023)

Com transmissão do SportTV 2, a partida será às 21h (de Brasília) no Maracanãzinho 

O Brasil volta à quadra do Maracanãzinho às 21h nesta quinta-feira (23) pelo segundo jogo da VNL (Liga das Nações Masculina de Vôlei 2024), contra a Argentina. A derrota por 3 a 1 para Cuba na estreia da competição chamou a atenção não apenas pelo resultado em si, mas pelos problemas que a partida revelou, especialmente no saque e no bloqueio: foram 21 erros de saque e apenas quatro pontos de bloqueio. 


Nesta segunda partida, no Rio de Janeiro, o técnico Bernardinho vai ter mais uma oportunidade de corrigir os problemas e acertar o time já pensando nas Olimpíadas de Paris 2024. E terá pela frente um adversário difícil, que, diferentemente da seleção brasileira, ainda está em busca de classificação para os Jogos Olímpicos.


Onde assistir: o sportv2 transmite Brasil x Argentina pela VNL nesta quinta-feira (23), às 21h, no Maracanãzinho. O jogo também vai ter acompanhamento do novo tempo real do ge.


A VNL é fundamental para a Argentina e outras esquipes ainda em busca da vaga porque conta pontos para o ranking mundial, que vai definir a classificação de cinco das 12 seleções que vão aos Jogos Olímpicos. A equipe também perdeu sua primeira partida por 3 a 1, para o Japão, e precisa de vitórias para seguir na briga pela vaga.


Para a seleção brasileira, já com o passaporte para a França carimbado, a VNL tem importância dupla: para acertar o time e pelo ranking, já que ele também definirá os cabeças de chave olímpicos.


Protagonistas da maior rivalidade das Américas, as duas equipes recentemente se encontraram em duas finais. Na primeira, a Argentina impôs um placar de 3 a 0 no Brasil na decisão do Campeonato Sul-Americano de Vôlei Masculino, em agosto do ano passado, em Recife. Foi o segundo título dos argentinos, que só haviam ganho, antes, em 1964, ano em que o Brasil não participou. Mas em novembro, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, o time verde-amarelo deu o troco, devolvendo o 3 a 0 e ficando com a medalha de ouro.


Formato da Liga


Na atual estrutura, a Liga das Nações conta com dois grupos com oito equipes cada. As 16 seleções foram classificadas do 1º ao 16º lugar no ranking mundial da FIVB após o término da última edição, em julho de 2023. 


Na primeira, fase, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes, contra adversários igualmente fortes: três partidas contra equipes classificadas do 1º ao 4º lugar no ranking, três contra seleções classificadas do 5º ao 8º, três contra equipes classificadas do 9º ao 12º e, finalmente, três contra seleções classificadas do 13º ao 16º. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.


Ao final das três rodadas, que acontecem em três semanas entre maio e junho, as sete melhores equipes e o país que sedia as finais, que este ano é a Polônia, avançam à fase final, cujo formato é de eliminação direta. Ou seja, entre 27 a 30 de junho acontece o famoso mata-mata, com disputas de quartas de final, semifinais e finais.


Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Japão, Polônia, Canadá e França já garantiram vaga para Paris. São sete cotas preenchidas das 12. Ainda restam cinco, que serão definidas pelo ranking mundial no dia 24 de junho, após a primeira fase da Liga das Nações (VNL) 2024 - o que torna a competição ainda mais importante para as seleções que estão na briga pela classificação para os Jogos. Não há equipes africanas disputando a VNL, mas a África, ainda sem representação, terá a prioridade de uma vaga.


Os times participantes da VNL 2024 são: Alemanha, Argentina, Brasil, Bulgária, Canadá, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Irã, Itália, Japão, Países Baixos, Polônia, Sérvia e Turquia.

Nenhum comentário: