segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Campo Grande chega a 10 casos de H3N2 e vacinas 'atualizadas' chegam no início de 2022

 

Secretário municipal de saúde ressaltou que 'não há motivo para pânico'

Jornal Midiamax

Campo Grande registra 10 casos confirmados da cepa H3N2, Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mas conforme o Secretário de Saúde da Capital, José Mauro, não existe motivo para ‘pânico’ e que a atualização da vacina já deve acontecer logo nos primeiros meses de 2022.


“A gente passa por um processo. Não testamos a população para qualquer doença viral. Precisamos fazer os exames de forma mais específica. Todo início das novas cepas a gente passa por um processo de avaliação desses novos exames”, disse.


Durante a manhã de hoje, o secretário adiantou que logo nos primeiros meses do próximo ano, Campo Grande vai receber vacinas contra a gripe já atualizadas com anticorpos para combater a H3N2.


“Em março ou abril de 2022 já vai ter remessa de vacinas para a nova cepa. Não é uma situação de pânico como estamos observando”, explicou.


Mauro também ressaltou que não existe uma prerrogativa do Ministério da Saúde para testar a população para a H3N2 e que os testes estão sendo realizados pelo comércio privado.


“Tem muita gente em busca do teste para H3N2 e eu sei de onde está vindo essa orientação. Temos unidades sentinelas para saber que o vírus está circulando em Campo Grande. Não é prerrogativa do Ministério da Saúde testar a população para a H3N2, o que existe é o comércio privado oferecendo o teste para uma questão comercial”.

Nenhum comentário: