quarta-feira, 30 de junho de 2021

Taxa de contágio cai, mas secretário pede que cuidados sejam mantidos

 




Após as medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado e o avanço da vacinação, a taxa de contágio que no começo de junho já esteve em 1,14% em Mato Grosso do Sul, finalmente atingiu o patamar perseguido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de 0,99%. 


“Hoje felizmente a gente decaiu abaixo de 1%. Hoje estamos a 0,99% da taxa de contágio. Mas isso não é motivo para relaxar, nós precisamos continuar tomando as mesmas decisões que nós tomamos durante todo o enfrentamento da Covid, a doença é muito perigosa e daqui a pouco pode surgir uma nova mutação que possa colocar a todos nós em risco”, afirmou o titular da SES, Geraldo Resende durante live. 


Os indicadores do Boletim Epidemiológico apresentado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (30) traz 730 novos sul-mato-grossenses positivados para a Covid-19, mais 51 óbitos notificados nas últimas 24 horas, e 519 pacientes recuperados.


Os cinco municípios com maior número de novos casos confirmados são:  Campo Grande (+432), Ponta Porã (+31), Ivinhema (+28), Dourados (+27) e Três Lagoas (+21). A média diária de confirmações no Estado está em 1.170 nos últimos 7 dias. 


Dos pacientes que faleceram por complicações da doença, 29 eram residentes em Campo Grande, 5 de Três Lagoas, 4 de Ponta Porã, 2 de Corumbá, 2 de Ivinhema e 2 de Paranaíba. Anastácio, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bonito, Cassilândia, Corguinho e Terenos registraram uma morte cada. A média móvel indica 41,6 mortes diárias na última semana. 


Dos casos ativos, 842 pacientes estão internados em leitos clínicos (366) e leitos de UTI (476). O indicador que monitora os dados de internações também apresenta ligeira queda no comparativo com o número recorde registrado no dia 8 de junho quando haviam 1.339 pacientes internados.


Na fila de espera constam 28 pacientes, sendo 22 na central de regulação de Campo Grande, 2 na de Dourados, e outros 2 na central de regulação do Estado. 


Existem 1.144 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros, e outros 4.636 casos sem encerramento pelos municípios. 

Nenhum comentário: