quinta-feira, 29 de outubro de 2020

PMA e Imasul iniciam hoje a Operação Ictiofauna com foco à prevenção da pesca ilegal

 

Alicia Miyashiro

                                        Foto: Divulgação

Durante os meses de outubro, especialmente nos feriados prolongados, há um aumento significativo do número de pescadores nos rios. Por essa razão, a Polícia Militar Ambiental (PMA) e o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), deram início, nesta quinta-feira (29), à Operação Ictiofauna, com o objetivo de evitar a pesca ilegal no feriado do dia 2 de novembro.


A ação encerrará no dia 5 de novembro às 9h e contará com 290 policiais e 20 fiscais do Imasul. Assim como no outro feriado, todo o efetivo administrativo da PMA será utilizado na operação.


Tráfico de papagaios

O tráfico de animais silvestres também terá atenção especial nestes dias, devido ao período que gera preocupação para a PMA, principalmente em relação ao tráfico de papagaios, pois de agosto a dezembro, é a época de reprodução da espécie.


A PMA é responsável por todas as operações de trabalhos preventivos, que acontecem no ano. 


Desde o dia 15 de agosto, a Operação Bocaiúva está sendo realizada na região com problema de tráfico, dando atenção especial às propriedades rurais, através de informação da legislação e educação ambiental, visto que o principal meio operante dos traficantes é através do aliciamento de sitiantes e funcionários das propriedades, para que retirem os animais e os avisem para a compra.


Os ninhos que estão sendo monitorados na região principal do problema, estão situados nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina, Taquarussu e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.


Além destes, outros crimes ambientais serão combatidos e prevenidos, são estes: poluição, desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais, transporte ilegal de produtos perigosos, além de combate a todos os crimes contra a fauna e flora.


Comandantes das 26 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação. 

Nenhum comentário: