sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Cassems ressalta a importância da saúde bucal desde a primeira infância

 


No último domingo, dia 25 de outubro, foi comemorado o Dia do Dentista. Na Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), os beneficiários são incentivados para a prevenção bucal desde a primeira infância, com o programa de prevenção “Odontologia para Bebês”. Criado em 2008, o programa visa o atendimento precoce, a fim de prevenir problemas bucais, bem como manter a saúde das crianças, transformando os pais ou responsáveis em multiplicadores de conhecimentos.


O acompanhamento para cuidado com a saúde bucal dos bebês e crianças é feito a cada três meses, quando são realizados procedimentos preventivos. Esses cuidados com os bebês proporcionam inúmeros benefícios, pois, no atendimento humanizado, a criança sente-se segura e tranquila, deixando o tratamento mais acolhedor para os pequenos. Dessa forma, o retorno ao dentista torna-se uma rotina agradável, resultando na promoção da saúde bucal e prevenção de riscos de doenças.


As crianças permanecem no programa até completarem 5 anos de idade quando são encaminhadas para atendimento na Odontopediatria. A extensão do programa de prevenção para o interior do estado teve início em outubro de 2018 e, em 2019, foram realizadas 19 viagens para as 9 unidades regionais da Cassems, realizando atendimentos nos centros odontológicos desses municípios. Só em 2019, foram 327 participantes no programa de prevenção.


Atualmente, o programa de prevenção está em uma pausa, em decorrência da pandemia de Covid-19. Contudo, para receber mais informações sobre o “Odontologia para Bebês”, os pais devem entrar em contato pelo número (67) 3309-5394.


Nenhum comentário: