sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Em Campo Grande, cemitérios vão controlar entrada de familiares e exigir máscaras em Dia de Finados

 Brenda Machado


Há poucos dias do feriado de Finados, cemitérios da Capital relembram importância das medidas de biossegurança para que todos os visitantes possam celebrar a data com tranquilidade.


O cemitério Parque das Primaveras, pela primeira vez após 47 anos, adotará grandes mudanças durante a celebração.


Os portões do estacionamento permanecerão fechados, nenhum carro poderá entrar.


Todos terão acesso ao local por apenas um portão, desta forma os funcionários conseguirão controlar o fluxo de pessoas, garantindo que todas estejam devidamente higienizadas e utilizando máscaras.


Não haverá missas ou cultos; todos os bancos do cemitério serão recolhidos. Segundo a proprietária, Tereza Cristina, as regras são justamente para proteger. "A intenção é que as pessoas vão, façam suas visitas, suas orações e depois retornem para casa.", completou. 


Aos sábados e domingos o cemitério fica aberto das 07h às 18h, e, no dia 02, mesmo se tratando do feriado, o horário segue a programação original, e fecha às 17h.


Próximo dali, o Memorial Park está promovendo a "visitação consciente", ou seja, a semana de visitação dos finados, que vai de hoje (30) até 06//11.


Conforme explicou o gestor do cemitério, Tiago Ferreira, com isto, a tentativa é conter as aglomerações, tendo em vista o momento de pandemia.


A grade da programação também precisou se adaptar. "As celebrações do dia 02 serão via live, todos os nossos associados já receberam os links que dão acesso à plataforma.", destacou o gestor.


O cemitério funciona todos os dias das 07h às 17h, mas, especialmente, no dia de Finados, os portões abrem às 06h.


Na região da avenida Guaicurus, o cemitério Parque Monte das Oliveiras já sentiu maior fluxo de visitantes nesta semana. O local é um dos que mantiveram a programação como nos anos anteriores.


A missa será celebrada presencialmente às 09h da manhã do Dia de Finados, mas o gerente do cemitério, Carlos Alberto, lembrou que a tradição ganhou algumas regras.


"Vai ter medidor de temperatura na entrada, uso de álcool gel, e só atenderemos 50% da capacidade local. Além do ambiente social, que vai ajudar a descongestionar.", frisou.


O cemitério segue o horário padrão de funcionamento, mesmo no feriado, das 07h às 17h.


Outro cemitério que também preservou o tradicional, foi o Nacional Parque, no bairro das Moreninhas. Lá, as celebrações acontecerão em três momentos do dia.


Ás 08h30, um culto evangélico dá início à recepção, depois, duas missas fecharão a data, uma às 10h e outra, posteriormente, às 17h.


Para tentar reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19, os responsáveis pelo cemitério ressaltaram a necessidade de seguir as medidas sanitárias de Saúde.


A Arquidiocese de Campo Grande, maior representatividade católica do estado, divulgou uma listagem com hora e local de todos os cemitérios que terão missas presenciais


Apesar de também permanecer aberto para visitação, o cemitério Jardim das Palmeiras, na saída para Rochedinho, pensou uma alternativa para incluir também os que se sentem mais seguros em casa.


Quem preferir não sair no feriado, mas ainda assim quiser celebrar a data, terá a opção de acompanhar as duas missas do dia por meio das redes sociais do Crematório Campo Grande, que faz parte do mesmo grupo.


Os horários previstos para as liturgias são 09h30 e 17h.


Mesmo com a novidade das lives, o Crematório também ficará aberto para visitações.


Cemitérios públicos

Os cemitérios municipais, Santo Antônio, Santo Amaro e Cruzeiro permanecerão abertos para o público das 07 às 17h.


Segundo a secretaria de Secretaria Municipal De Infraestrutura E Serviços Públicos (Sisep), a previsão é de que cerca de 30 mil pessoas passem pelos três cemitérios entre os dias 31 e 02 de novembro.


A Sisep também lembrou que os visitantes precisam seguir as orientações básicas de Saúde, como o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, que já está sendo disponibilizado nos locais.


Como não haverá restrição no número de visitantes, a Guarda Civil Metropolitana já anunciou que estará atenta com a Operação Finados, fiscalizando os cemitérios públicos.


O objetivo é observar se o plano de segurança em Saúde está sendo seguido.


As rondas contarão tanto com viaturas, quanto com drones


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: