quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Pollon diz que não usará autismo para se defender de processo na Câmara

 


                                                 Foto: Reprodução



 deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) confirmou, na noite desta quarta-feira (13), que foi notificado pela Corregedoria da Câmara dos Deputados por ter se sentado na Mesa Diretora durante manifestação que obstruiu a retomada das atividades legislativas em 6 de agosto.


Em vídeo publicado nas redes sociais, Pollon afirmou ter recebido duas notificações e declarou que, desta vez, não usará seu diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) como justificativa para a ação, recurso mencionado por ele em uma gravação anterior.


No registro divulgado em 8 de agosto, o parlamentar havia dito que, no momento da confusão, não compreendeu o que estava acontecendo. “Sou autista e não estava entendendo o que estava acontecendo ali naquele momento. Pedi para que ele [Marcel van Hattem] me acompanhasse, e eu sentei na cadeira do Hugo Motta”, disse na ocasião.


Agora, Pollon afirmou que tinha “plena consciência” de seus atos e que irá basear sua defesa na Constituição e na legislação, invocando o direito à liberdade de expressão e manifestação. Ele também rebateu a tentativa de responsabilizar o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) por sua presença na cadeira do presidente.


Caso tivesse mantido a justificativa ligada ao TEA, Pollon seria submetido a avaliação por uma junta médica da Câmara para confirmação do diagnóstico.


O prazo para apresentação da defesa é de cinco dias úteis a partir da notificação, e a Corregedoria terá 40 dias úteis para elaborar o parecer. O caso será posteriormente analisado pelo Conselho de Ética.


Contexto

Pollon está na lista de parlamentares que devem explicações à Corregedoria por terem participado da ocupação que impediu o funcionamento da Câmara por mais de 30 horas. Entre eles estão Camila Jara (PT-MS), Zé Trovão (PL-SC), Júlia Zanatta (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Zucco (PL-RS), Allan Garcês (PL-TO), Caroline de Toni (PL-SC), Marco Feliciano (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Domingos Sávio (PL-MG) e Carlos Jordy (PL-RJ)

Nenhum comentário: