O novo mini Labubu, que foi lançado nessa quinta-feira (28) e esgotou quase instantaneamente na China e nos principais mercados internacionais, levou à criação de um mercado paralelo que possa atender os fãs do bichinho de pelúcia que virou febre mundial.
Os brinquedos foram arrematados em minutos após o lançamento nos principais mercados da Pop Mart, incluindo EUA, Japão e Coreia do Sul, quando a pré-venda começou por volta das 10h (horário de Hong Kong, 23h de quarta-feira em Brasília) de quinta-feira.
Na China, todo o estoque disponível acabou quase imediatamente após as vendas serem abertas online às 22h (horário local, 11h de Brasília) de quinta-feira, com o aumento do tráfego causando o congelamento da página da loja da Pop Mart no WeChat.
"A popularidade da nova série já demonstrou que o entusiasmo dos consumidores pelo Labubu permanece forte", afirmou Richard Lin, analista da SPDB International Holdings.
As ações da Pop Mart fecharam em queda de 0,6% na sexta-feira (29), após oscilarem entre ganhos e perdas. O mercado já precificou o clamor pelo novo mini Labubu, comentou Lin, com as ações subindo a um recorde após o fundador e CEO Wang Ning anunciar a nova linha na semana passada.
Colecionadores e revendedores tentaram obter o lançamento, que é voltado para usar em celulares. Xiaolei Wang, um programador de Pequim de 26 anos e revendedor de Labubu nas horas livres, conseguiu um conjunto de 14 caixas dos novos bichos de pelúcia na loja da Pop Mart, mas não conseguiu comprar mais porque esgotaram.
Vou vender o pacote inteiro. Não estou guardando Labubus para mim", prometey Wang, que ganhou mais de US$ 7.000 comprando e revendendo Labubus e outros brinquedos da Pop Mart no último ano.
Os 28 mini Labubus da edição padrão, que medem cerca de 10,5 centímetros de altura e têm opções de várias cores, foram vendidos a 79 iuanes (R$ 59,86) cada na China. A Pop Mart disse que há uma chance de 1 em 168 de se obter uma das duas bonecas de edição especial nas caixas não marcadas.
A empresa também iniciou as vendas de uma versão maior e premium do boneco vendida por 499 iuanes (R$ 378,09) e um pingente temático do Labubu.
A Pop Mart tem surfado na onda de demanda pelas bonecas de pelúcia com rosto de vinil e sorriso dentuço, apresentando lucros crescentes e acima das expectativas no primeiro semestre deste ano. As ações subiram 260% este ano até o fechamento de sexta-feira, elevando seu valor de mercado total para 433 bilhões de dólares de Hong Kong (R$ 301,5 bilhões) e tornando seu fundador um dos bilionários mais jovens da China.
"Ainda não temos uma estimativa específica sobre o impulso nas vendas do Labubu, mas isso deve ser positivo para as vendas gerais da Pop Mart, particularmente no exterior", afirmou Jeff Zhang, analista da Morningstar. A Pop Mart lançou a versão mini do brinquedo para atrair clientes que se concentram mais em pingentes para celular e acessórios menores.
Na rede social chinesa Xiaohongshu, semelhante ao Instagram, os fãs estão exibindo os mini bonecos que conseguiram comprar, além de trocar dicas sobre como negociá-las para conseguir suas cores preferidas.
Além da empolgação, também houve manifestações de preocupação sobre a qualidade de fabricação da nova versão, com alguns compradores reclamando que suas bonecas tinham cabeças tortas e pernas ou orelhas desiguais.
A Pop Mart recusou-se a comentar sobre a reação nas redes sociais, mas disse que aumentou proativamente o fornecimento dessas novas mini bonecas para torná-las mais acessíveis aos consumidores durante o lançamento.
O CEO da Pop Mart disse que a complexidade das bonecas costuradas à mão limita a velocidade de produção, dando origem à escassez que, em parte, está impulsionando o frenesi dos consumidores.
Dias antes do lançamento oficial, revendedores em plataformas de comércio de segunda mão, incluindo o Xianyu da Alibaba, já ofereciam pré-vendas dos novos produtos mini Labubu com um ágio sobre o preço de varejo.
Um revendedor cobrava 2.600 iuanes (R$ 1.970) por uma caixa completa de 14 mini Labubus, prometendo rápida entrega na sexta-feira. Isso é mais do que o dobro do preço oficial de varejo de 1.106 iuanes (R$ 838,02) para um conjunto de 14 caixas.
No Dewu, a maior plataforma de mercado paralelo da China, as duas edições especiais do mini Labubu estão sendo vendidas por 859 iuanes (R$ 650,86) cada.
A revendedora Wang disse que planejava vender seu conjunto por cerca de 1.700 iuanes (R$ 1.288,09), o que renderá um lucro de aproximadamente 600 iuanes (R$ 454,62).
A demanda está tão alta que mini Labubus falsos começaram a aparecer, segundo a Administração Geral das Alfândegas da China, que recentemente apreendeu centenas de imitações.
Muitos dos brinquedos da Pop Mart têm preços mais altos nos mercados ocidentais do que em seu país de origem, a China. O mini Labubu será oferecido a US$ 22,99 (R$ 124,29) nos EUA, de acordo com o site americano da Pop Mart, aproximadamente o dobro do preço na China.
A Pop Mart conquistou um nicho dominante no mercado de brinquedos de designer através de seu modelo de caixa surpresa, que amplifica a emoção, já que os compradores não sabem qual personagem vão receber. Divulgações de influenciadores e aparições de celebridades, desde a cantora Lisa, do grupo de k-pop BlackPink, até o ex-jogador de futebol David Beckham, impulsionaram ainda mais a demanda.
Mengchen Lu , Karoline Kan , Kanoko Matsuyama , Kelly Li , Ainslie Chandler e Anisah Shukry

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