segunda-feira, 9 de junho de 2025

Governo leva painéis de inteligência em saúde a Ponta Porã

 

                                           Ponta Porã ganha acesso a tecnologia de ponta para monitoramento da saúde (Foto: Reprodução)



O Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) concedeu à Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã o acesso a painéis de inteligência em saúde, antes restritos ao nível estadual.


As ferramentas permitem o monitoramento em tempo real de riscos sociais, sanitários e vetoriais, além de um mapa territorial com notificações de casos de arboviroses.


A entrega da tecnologia ocorreu durante visita técnica nesta segunda-feira (2), e marcou também o início da implantação da sala de situação da saúde municipal, com comitê técnico multidisciplinar focado no enfrentamento de crises sanitárias e decisões baseadas em dados.


“Desenvolvemos ferramentas tecnológicas avançadas que possibilitam às secretarias municipais de saúde, especialmente nas regiões de fronteira, o acesso em tempo real a painéis integrados com dados epidemiológicos georreferenciados. A plataforma utiliza inteligência de dados para cruzar informações, gerar alertas automáticos e facilitar a visualização de tendências. Com essas soluções, as decisões ganham mais precisão, eficiência e impacto direto na proteção da população”, afirmou o coordenador de tecnologia da informação, Marcos Espíndola, que apresentou as ferramentas e conduziu a liberação dos acessos.


Também estiveram presentes o gerente regional da Sanesul em Ponta Porã, Célio Poveda Filho, e a tecnóloga em saneamento ambiental, Natalia Pereira, representando a integração entre saúde e saneamento nas ações de vigilância.


Ainda nesta segunda, agentes de controle de endemias do município receberam novos celulares no Paço Municipal. O ato também marca o lançamento da nova funcionalidade do eVisita, que registra e georreferência depósitos públicos com potencial para focos do mosquito da dengue — e que será testada primeiro em Ponta Porã.

Nenhum comentário: