quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Vacina contra gripe está disponível em todos os municípios de MS, alerta secretário

 

Pessoas com seis meses ou mais podem se vacinar contra Influenza


A vacina contra gripe/Influenza está disponível nos postos de saúde de todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, de acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.


A vacina protege contra o vírus da Influenza A e Influenza tipo B.


Está prevista para março a chegada da vacina atualizada, para proteção contra o vírus H3N2.


É importante se vacinar para evitar a proliferação do vírus, testes positivos, internações e óbitos por Influenza.


Pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar contra a doença, incluindo bebês e crianças.


Grávidas e puérperas, professores, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e portadores de alguma doença são aconselhados a estarem com a vacinação contra gripe em dia.


Pessoas com alergia a ovo ou a látex não podem tomar a vacina. A vacina é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


A vacina contra gripe deve ser tomada anualmente. O indivíduo não pode receber a vacina caso esteja gripado. Neste caso, recomenda-se sarar para depois receber a vacina.


A vacina contra Covid-19 e Influenza podem ser tomadas simultaneamente, de acordo com o Ministério da Saúde. Não há interferência ou alteração na eficácia das vacinas se tomadas no mesmo dia.


As reações da vacina mais comuns são dor, vermelhidão ou inchaço no local da agulhada, febre, calafrio, dor de cabeça e dor no corpo.


Campo Grande disponibiliza a vacina em 72 postos de saúde espalhados pelas sete regiões da Capital nesta quarta-feira (5), das 7h30min às 11h e das 13h às 16h45min. 


Pessoas residentes no interior do Estado devem se informar na secretaria de Saúde de seu município sobre o calendário e locais atualizados de imunização contra Influenza. 


Cobertura vacinal 

De acordo com a Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), 313.514 doses de vacina contra Influenza foram aplicadas na Capital, sendo 197.293 somente no público prioritário.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 1.061.473 doses de vacina contra gripe foram aplicadas em Mato Grosso do Sul até 30 de dezembro de 2021. O índice de cobertura vacinal é de 76,7%.


Resende orienta a população sul-mato-grossense a respeito da importância de se vacinar contra gripe.


“É importante que aquelas pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose contra a Influenza, vacinem-se! Então, quem ainda não tomou, procure uma unidade de saúde para se imunizar”. 

Nenhum comentário: