sábado, 8 de janeiro de 2022

Ponta Porã é o segundo município mais rico do MS no campo do agronegócio

 


Levantamento foi realizado pelo Ministério da Agricultura



No setor do agronegócio, Ponta Porã é o segundo município mais rico de Mato Grosso do Sul e o 16º do país, com uma produção avaliada em R$ 2,3 bilhões. As informações são da Nota Técnica do Ministério da Agricultura, divulgada no dia 3 de janeiro de 2022.


O levantamento foi feito com base na produção do ano de 2020, considerando o valor da produção das lavouras permanentes e temporárias, e pelo Produto Interno Bruto dos Municípios.


Foram classificados 100 municípios, a partir do total levantado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e verificada a posição de cada um em relação ao valor da produção e ao PIB (Produto Interno Bruto). Como a informação mais recente sobre o PIB municipal é de 2019, usou-se essa referência para fazer algumas classificações.


Na relação dos 100 municípios, a liderança de Mato Grosso do Sul é de Maracaju, seguido por Ponta Porã, Sidrolândia, Dourados e Rio brilhante.


A maior parte dos municípios com maior valor da produção situa-se em Mato Grosso. Mas os estados de Mato Grosso, Bahia, Goiás e Mato Grosso do Sul, contém a maioria dos municípios classificados entre os 100 mais ricos. O Mato Grosso tem 35 municípios, Bahia 9, Goiás 10, Mato Grosso do Sul 13, Minas Gerais 8, São Paulo 6. Os demais municípios estão distribuídos em Pernambuco (1), Maranhão (2) Pará (4), Brasília (1), Piauí (2), Paraná (4), Tocantins (1) e Rio Grande do Sul (2).

Nenhum comentário: