terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Nove em cada dez pequenos negócios usam PIX, aponta estudo

 

                                                 Foto: Estadão

Por G1


Nove em cada dez pequenos negócios usam PIX como forma de pagamento, de acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Fundação Getulio Vargas (FGV). Em novembro de 2021, 86% das pequenas empresas já utilizavam a modalidade. Em agosto, 77% usavam o PIX.


Entre os microempreendedores individuais (MEI), 87% afirmam usar o PIX em suas transações. Entre donos de micro e pequenas empresas, o percentual é de 85%.


Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o aumento do número de usuários de PIX e as facilidades que ele promove têm estimulado os donos de pequenos negócios a incorporarem essa modalidade de pagamento.


“É um sistema ágil, que não onera o consumidor, mais barato que uma taxa de cartão e que pode ser usado 24 horas por dia. O PIX foi muito bem aceito e os empreendedores perceberam isso e estão se modernizando”, afirma Melles.


As atividades mapeadas pela pesquisa que mais utilizam o PIX são:

Academias e serviços de alimentação (94%);

Oficinas e empresas ligadas à beleza (93%).


As atividades que menos aderiram ao sistema são:

Serviços empresariais (71%);

Energia (79%).


O PIX é um meio de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras. Ele está em operação no Brasil desde novembro de 2020.



Nenhum comentário: