terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Mulher de 71 anos é a quinta vítima de gripe H3N2 em Mato Grosso do Sul

 




Vítima era de Dourados e tinha comorbidades, como doença cardiovascular e diabetes

Gabrielle Tavares, Nyelder Rodrigues

Foi confirmada a quinta morte em decorrência a H3N2 em Mato Grosso do Sul. A vítima é uma mulher de 71 anos, que residia em Dourados.


De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), ela foi internada no dia 18 de dezembro, e faleceu no dia 31. A idosa possuía doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.


Todos os casos foram analisados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e confirmados para Influenza A H3N2. Em todo o Estado, já são 91 casos confirmados para a doença.


Em nota, a SES recomendou que a população procure a vacina, e siga as recomendações de biossegurança como o uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomeração.


Até esta segunda-feira (3), os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) apontavam que a média de 80 pacientes por dia nas unidades geridas pela prefeitura subiram para a marca de 200.


Apenas na Capital, o total de casos positivos encontrados chegam a 74 - contudo, não é feita testagem em massa como acontece com a Covid-19, sendo analisadas apenas as internações em estado que pede mais atenção.  


A infecção pelo H3N2 ocorre como a de qualquer gripe ou como a Covid-19: pela inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas.  


Os sintomas mais comuns da doença são febre, tosse seca, dor de garganta, coriza, dor de cabeça, dor muscular e mal-estar geral.


A primeira morte recente por H3N2 em Mato Grosso do Sul aconteceu em Campo Grande, em 21 de dezembro. 


A vítima foi um homem de 21 anos, que entrou no Centro Regional de Saúde (CRS) do Nova Bahia com sintomas gripais no dia anterior. Ele foi transferido para o Hospital Regional, mas não resistiu e morreu no local.


Já a segunda morte aconteceu na terça-feira passada (28) em Corumbá. A vítima foi uma idosa de 76 anos, que estava internada na Santa Casa da cidade pantaneira, enquanto a terceira vítima foi uma mulher de 55 anos. 


Moradora de Dourados, ele viu os primeiros sintomas surgirem dias 23, mas só chegou ir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade no dia 27, falecendo ali mesmo, em 28 de dezembro.


Já o terceiro óbito aconteceu no dia 30. Uma mulher de 55 anos deu entrada na UPA de Dourados, no dia 27 de dezembro, não resistiu e faleceu na área vermelha no dia 28 de dezembro.


A douradense teve os primeiros sintomas em 23 de dezembro, 


Por fim, a quarta vítima foi uma mulher de 35 anos, que morava na Capital. Os primeiros sintomas começaram no dia 29 de dezembro, foi internada no dia 1º de janeiro na Santa Casa, e faleceu no dia seguinte.

Nenhum comentário: