segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Luan Santana cria sua própria cidade para gravação de novo DVD

Em 'Luan City', cantor lançou músicas que já estavam na boca do povo


Por VITOR MORENO/FOLHAPRESS


Luan Santana, 30, já lotou estádios e algumas das casas de espetáculo com maior capacidade do Brasil. Para o novo DVD, o cantor e compositor decidiu ir além e emulou a própria cidade, "Luan City".

Trata-se, na verdade, do nome do próximo trabalho do cantor, que deverá ser lançado.  na Vila Itororó, em São Paulo. O espaço, que hoje funciona como centro cultural, abriga as ruínas de uma vila com palacete e mais de 30 casas, que viraram cortiço nos anos 1940.


"'Luan City' traz todo esse sentimento que a gente está de volta, de reencontrar os fãs, de sentir essa energia de novo de estar no palco", afirmou o cantor logo após a gravação. "Para isso, eu quis construir uma cidade com muitas coisas acontecendo a todo momento, um cenário que engloba todo mundo -as pessoas são parte do cenário. Queria algo bem interativo em que eu tivesse contato o tempo todo com os fãs e ficou do jeito que eu queria."

Boa parte da estrutura, de fato, foi utilizada. Porém, o que se verá nas imagens é bem diferente da Vila Itororó original. Estruturas de metal e luzes de LED foram espalhadas para dar um ar retrofuturista ao ambiente, que foi aparelhado também com uma passarela sobre a qual o cantor se locomovia por diversos espaços.

Luan diz ter sido apresentado ao local por um funcionário de seu escritório e ter se encantado de cara. "Achei incrível a história, tem magia nessas paredes", disse. "A gente precisa montar um cenário todo tecnológico, cyberpunk, high tech na frente dessas coisas antigas que acho que vai dar um contraste bacana."

"E vamos fazer uma cidade, já que é uma vila", lembrou. "Vamos fazer a nossa própria cidade, nossa própria vila, juntar a nossa população e fazer realmente uma cidade viva, que tem coisas acontecendo, está tudo funcionando. E vamos levar para o mundo afora."

O show, que teve direção de Zé Carratu e Gui Dalzotto e produção musical de Lucas Santos, deve viajar inclusive para outros países, como Portugal e Estados Unidos. Ao todo, a apresentação contou com 19 músicas, sendo 16 inéditas. Houve participação de Chitãozinho e Xororó (na canção "Hábito"), de Henrique e Juliano (em "Erro Planejado") e de Luísa Sonza (em "Coração Cigano").

"Foi muito corrido", revelou o cantor. "Desde o momento em que a gente decidiu que ia gravar o DVD deu uns quatro meses de preparação. Eu vi a energia que as pessoas chegaram aqui, com toda essa intenção de aproveitar cada segundo. Fiquei muito feliz."

Luan também comemorou o fato de todas as músicas novas terem sido bem aceitas pelos fãs. "[Estava] todo mundo cantando tudo", observou. "A gente soltou as músicas antes em um grupo fechado para quem ia estar aqui, para que as músicas não vazassem. E todo mundo aprendeu tudo, os refrões são muito fáceis e as músicas são muito comerciais."

Contudo, isso criou um problema para ele, que tinha um plano para decidir qual seria a primeira música de trabalho do projeto. "Eu vou ver qual que o povo vai cantar mais, mas o povo cantou todas. E agora? Ferrou [risos]."

Ele disse que acredita que, assim como os fãs presentes na gravação, o público em geral vai receber bem as novas canções. "Está todo o mundo louco para festar neste ano", avaliou. "Esse repertório tem muita energia. A maioria das músicas são dançantes, têm a pulsação. Falam de amor, mas são para a frente."

Nenhum comentário: