terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Grêmio derrota Mixto por 2 a 0 na estreia da Copa São Paulo

 




Com o triunfo, o Tricolor assumiu a liderança do Grupo 10 com os mesmos 3 pontos do Castanhal



Um adolescente de 16 anos, morador do Rio, testou positivo tanto para Covid-19 quanto para a Influenza – o que tem sido chamado de "flurona". No Ceará e em São Paulo, outros casos também foram identificados, e especialistas dizem que a tendência é aumentar a incidência da dupla infecção.


A Secretaria de Estado de Saúde do RJ afirma ainda não ter recebido o caso do adolescente. No entanto, a família do jovem informa ter feito testes em dois laboratórios particulares diferentes.


O jovem começou a ter sintomas de gripe na semana passada. Os pais decidiram levá-lo a um laboratório particular, onde ele foi submetido a testes rápidos de Covid e Influenza – ambos os resultados foram positivos.


Desconfiados do resultado, os pais decidiram levar o adolescente a outro laboratório para um exame PCR. Mais uma vez, os resultados foram positivos.


"Ele é atleta e já está vacinado – tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe. Ele está bem, sem nenhum sintoma, mas pode acontecer. Por isso, cuidem-se porque os dois vírus podem existir no nosso organismo ao mesmo tempo", recomendou a mãe do adolescente, Adriana Soutto Mayor.

Ainda de acordo com ela, apesar de não apresentar sintomas, o jovem vai cumprir todo o período de isolamento.


Três casos em Fortaleza


Três pacientes de Fortaleza, entre eles dois bebês de 1 ano, tiveram o diagnóstico das duas doenças simultâneas desde o aumento dos casos de síndromes gripais, em dezembro.


Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as crianças estiveram internadas em unidades particulares, sem agravamento do quadro clínico e já receberam alta hospitalar. O terceiro paciente é um homem de 52 anos que não precisou de internação e cumpre isolamento.



Dupla infecção pode aumentar gravidade


Para especialistas, a dupla infecção deve aumentar, já que os dois vírus estão circulando ao mesmo tempo e são altamente transmissíveis. Por isso, alertam, é preciso estar com a vacinação em dia.


"Além da pandemia de Covid, o Rio vive uma epidemia de Influenza. Por isso, os casos de coinfecção podem ocorrer. Aqueles que foram vacinados contra Covid e contra Influenza tendem a evoluir de uma forma muito boa. Entretanto, quem não se vacinou pode evoluir com mais gravidade", disse Roberto Medronho, infectologia da UFRJ.


"Desde o início da pandemia, temos receio do surgimento de uma coinfecção – a mesma pessoa ter os vírus da gripe e da Covid. Nos últimos tempos, temos lidado com o vírus da gripe e com a variante ômicron, que é muito mais contagiosa, circulando em vários estados. Por isso, muito provavelmente a gente vai ver mais coinfecção, o que pode causar um quadro mais grave, uma vez que os dois vírus atingem o mesmo sistema no organismo do indivíduo", explicou a pediatra e infectologista, Cristiane Meirelles.

Ela falou sobre a importância da testagem: "Por isso, é importantíssimo que as pessoas testem. O diagnóstico vai ser fundamental para que o médico oriente o tratamento adequado e também o tempo de isolamento".



O que diz a Secretaria de Saúde do RJ


Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, até o momento, não há nenhum caso confirmado de dupla infecção.


Ainda de acordo com o órgão, em geral os casos são notificados pela doença mais grave - na situação específica, a Covid-19.


A secretaria informou, ainda, que não existem estudos para saber quais as consequências para os pacientes que tenham as duas infecções.

Nenhum comentário: