Por Wender Carbonari
O mais recente boletim epidemiológico estadual de acompanhamento da Covid-19 traz o registro de 947 novos casos desta doença nesta sexta-feira (7), além de três óbitos em Mato Grosso do Sul.
Com a atualização, o Estado passa a acumular 382.613 casos confirmados e 9.740 mortes atribuídas ao coronavírus desde o começo da pandemia, segundo os dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
A secretária-adjunta de saúde Christine Maymone, durante transmissão ao vivo em rede social, chamou a atenção para o aumento da circulação viral em Mato Grosso do Sul, que pode ser percebido na comparação com os números registrados em dezembro de 2021.
A quantidade de testes para Covid-19, através do RTPCR, cresceu 83%, segundo Christine. Somente entre os dias 2 e 6 de janeiro de 2022 foram encaminhados 1.876 exames ao Lacen (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul).
No decorrer de todo o mês de dezembro do ano passado o Estado contabilizou um total 6.367 testes RTPCR.
“Este teste é importante porque a gente tem uma variante nova, a Ômicron, que é muito mais transmissível que as outras. Por isso, precisamos usar máscara, vacinar, evitar nos colocar em risco como em aglomerações, para não colher os frutos depois”, alertou Christine Maymone.
Além do aumento de testes e novos casos de Covid, a secretária-adjunta de saúde chamou a atenção também para o aumento da circulação do vírus da Influenza, sugerindo que todos que estejam com sintomas gripais procurem os postos de saúde para realizar os testes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário