quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Colóquio internacional de Semiótica começa nesta quarta-feira

 




Será realizado hoje e quinta-feira, dias 06 e 07 de outubro, o VIII Colsemi (Colóquio Internacional de Semiótica), que em formato virtual, propõe o debate em torno do tema ‘Semiótica e culturas em diálogos’.



O Colóquio é coordenado pelo  Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da UEMS, pelo grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT), e também pelo grupo de pesquisa Elaboração e Análise de Material Didático para o Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais (GEMADELE). O evento reúne  grupos de estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Com realização on-line, o Colóquio será das 08h às 17h (horário de Mato Grosso do Sul), e contará com a presença de pesquisadores e professores de diferentes universidades do Brasil e do mundo. A UEMS será representada pelos docentes Ruberval Franco Maciel e Nataniel dos Santos Gomes (coordenador do NuPeQ).


Segundo a organização do evento, a língua, que é uma das maiores representantes da cultura de um povo, demanda a necessária abordagem cultural nas suas variadas formas de ensino. “Nunca foi tão necessário trazer ao debate a indissociabilidade entre língua e cultura como nos tempos atuais. Vivenciamos uma realidade fluida em que as distâncias se tornam cada vez menores graças ao uso da tecnologia.


Neste sentido, o ambiente de comunicação multimodal, veloz e intercultural no qual estamos mergulhados, nos desafia a interpretar os signos, a comunicar de maneira eficaz e, ainda, a exercer nossa identidade. O debate está posto e convidamos todos a participar dele e a contribuir para a manutenção do diálogo e para a compreensão das semioses nesses processos de linguagem e de comunicação”, destacam.


Os participantes receberão certificado de 40 horas-aula. Saiba mais em: https://www.even3.com.br/colsemi2021/

Nenhum comentário: