sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Alimentos amarelos e alaranjados para a saúde

 


dietanamedidacerta

O que está por trás das cores dos alimentos?

As cores dos alimentos são determinadas pela presença de pigmentos naturais e compostos como enzimas, que bloqueiam os danos dos radicais livres.


Uma alimentação baseada em frutas, legumes, vegetais e grãos integrais, fornece uma grande quantidade e variedade de antioxidantes, contribuindo para aumentar a defesa imunológica e reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças e infecções.  Por isso consumir diariamente “alimentos de verdade” está diretamente relacionado à prevenção de doenças.


Alimentos amarelos e alaranjados:


Abóbora, acerola, batata doce amarela, cenoura, damasco, laranja, manga, mamão, maracujá, pêssego e tangerina.

São ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células.


Alimentos amarelos, além de ter ação antialérgica, possibilitam a redução de infecção e doenças crônicas por aumentar a imunidade do corpo.  As substâncias contidas nestes alimentos mantém o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama.


Para completar, eles também possuem betacaroteno, a vitamina A. Um potente antioxidante que favorece o emagrecimento, ajuda a proteger o coração e é fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos.


Os alimentos amarelos como o milho e a gema do ovo, contém luteína e zeaxantina, substâncias ótimas para a saúde ocular, proteção contra catarata e a cegueira em idosos.


O ovo é um alimento versátil, rico em colina, uma substância que ajuda a desintoxicar o fígado. Importante também para quem quer melhorar a capacidade do cérebro, pois melhora a ação dos neurotransmissores e estimula a memória.


Pessoas de todas as idades devem incluir em suas refeições, alimentos amarelos e alaranjados.

Um prato colorido traz maior quantidade e diversidade de nutrientes, que auxiliam na manutenção da saúde e prevenção de doenças.

Nenhum comentário: