Meta do Ministério da Saúde é imunizar 79,7 milhões de pessoas e recomendam diferença de 14 dias entre vacinas contra Covid-19
A partir da próxima terça-feira (13), começa a campanha de vacinação contra a gripe em Campo Grande. A vacinação contra a gripe é importante para evitar complicações causadas pelo vírus e também evita uma sobrecarga no sistema de saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), serão definidos calendários exclusivos para a imunização do público alvo, para evitar aglomerações e que os públicos desta e da campanha contra Covid-19 não se encontrem.
O público estimado pelo ministério para a campanha é de 79,7 milhões de pessoas e o objetivo é vacinar pelo menos nove em cada dez pessoas de cada grupo prioritário.
Conforme a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, a expectativa é que as unidades que estarão vacinando Covid-19 não recebam doses de Influenza.
“Alguns pontos de vacinação permanecerão vacinando exclusivamente Covid e outros serão destinados para a aplicação de doses da Influenza. Os pontos maiores, como Drives e o Guanandizão terão portas exclusivas para cada uma das vacinas”, explica.
A Capital recebeu, na última quinta-feira (08), 32.750 doses do imunobiológico, que será destinado para a primeira etapa do público alvo.
“Para não haver conflito na vacinação, este ano a divisão dos públicos será diferente. Nesta etapa serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde”, completa a superintendente.
Ela ainda reforça que, mesmo dividido, o público ainda é muito grande para liberar a vacinação para todos de uma vez, então é possível que ainda haja uma subdivisão, fazendo com que cada um tenha um calendário específico.
Últimas Notícias
Os grupos prioritários para a vacinação contra a gripe são:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
Gestantes;
Puérperas;
Povos indígenas;
Trabalhadores de saúde;
Pessoas com 60 anos ou mais;
Professores;
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis;
Pessoas com deficiência permanente;
Forças de segurança, de salvamento e armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores do transporte coletivo de passageiros;
Funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação;
Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação;
População privada de liberdade.
VACINAÇÃO COVID-19 X GRIPE
A recomendação é priorizar a vacina contra Covid-19, contudo, se ainda não chegou a data para vacinação de um determinado público, a Sesau orienta que seja respeitado o intervalo de 14 dias entre uma vacina e outra, para a pessoa receber o imunobiológico contra Influenza, antes da aplicação da outra dose.
O mesmo se dá para quem já tomou a vacina dos laboratórios Sinovac ou AztraZeneca, que deve aguardar o mesmo período, após a aplicação do reforço, para buscar a vacina contra Influenza.
A imunização tem objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da Influenza, mortes, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19., tendo em vista que muitos deles são comuns a ambas as doenças.
Segundo especialistas, a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário