terça-feira, 27 de abril de 2021

Servidores da Caixa em todo país vão parar por 24 horas

 

Sindicato confirma greve nesta terça-feira (27). Medida é uma resposta às críticas do governo federal, à abertura de capital e à solicitação de vacinação do setor

canalmynews.com

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, componente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), confirmou que os servidores da Caixa Econômica Federal de todo o país, em regime presencial e remoto, paralisarão os trabalhos por 24 horas nesta terça-feira (27) contra os “sucessivos ataques do governo Jair Bolsonaro” aos trabalhadores e ao banco.


A principal manifestação sindical é a abertura de capital da Caixa Seguridade, projeto que deve sair do papel nesta semana e que vai contra os interesses dos servidores. Os funcionários também são contrários à maneira como o governo federal maneja os aprovados no concurso de 2014 – a própria Caixa tem recorrido à Justiça para conseguir contratar os aprovados.


O sindicato pede também mais proteção contra a covid-19 nas agências, requerendo ainda a inclusão dos empregados no grupo prioritário da vacinação.


Em nota oficial, a estatal afirmou que participa diretamente da mesa permanente de negociação junto com as representações sindicais. O ministro Mauricio Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), acolheu a solicitação da Caixa e determinou que sejam mantidos, em serviço, 60% dos empregados.


A empresa, no entanto, disse que a paralisação não atende às diretrizes previstas na Lei de Greve, sendo, então, uma movimentação de natureza político-ideológica. Segundo o sindicato, a decisão de greve geral foi acertada em reuniões na quinta-feira (22).


Nenhum comentário: