A Prefeitura de Campo Grande abriu um pré-cadastro para identificação prévia de pessoas 55 e 59 anos que serão vacinadas contra a covid-19. O cadastramento, apesar de não ser obrigatório, agilizará o atendimento de quem deve ser vacinado reduzindo o tempo de permanência no local da imunização.
A abertura do pré-cadastro para essa faixa de idade não significa que todo o público compreendido entre 55 e 59 anos serão vacinados imediatamente, uma vez que o pré-cadastramento serve para mensurar o quantitativo da população nesta faixa etária. A partir deste levantamento, e com o indicativo de quantas doses o município receberá, será possível fazer a adequações e planejamento para a imunização.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), determina que este público só poderá ser imunizado após a vacinação completa de pessoas com idade na casa dos 60 anos, apesar disso, o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, acredita que é preciso adequar o calendário para cada localidade do estado.
“A prefeitura tem seguido o PNI a todo momento, no entanto há características locais em Campo Grande que o próprio PNI autoriza alterações. A capital tem 1 milhão de habitantes e 1.5 milhão de cartões SUS, já a segunda maior cidade do estado tem 250 mil habitantes. Aqui há necessidades diferentes e não dá para ter os mesmos parâmetros de municípios com situações diferentes, portanto há necessidade de ajustes. Essa é uma discussão para que possamos beneficiar a população”, informou o titular da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário