As principais descobertas indicam que a agronomia, o rendimento e as qualidades dos grãos são comparáveis
A primeira série de publicações revisadas por pares sobre os dados de ensaios de campo do Golden Rice GR2E, ou arroz dourado, estão agora disponíveis nos periódicos Nature Scientific Reports e Frontiers in Plant Science. Esses artigos enfocam o desempenho agronômico das variedades de arroz dourado desenvolvidas nas Filipinas e em Bangladesh. A informação é do International Rice Research Institute (IRRI).
Essas publicações foram de autoria de cientistas e pesquisadores do Programa de Arroz Saudável do IRRI, em colaboração com colegas do Departamento de Agricultura do Instituto de Pesquisa de Arroz das Filipinas (DA-Philrice) e do Instituto de Pesquisa de Arroz de Bangladesh (BRRI).
As principais descobertas indicam que a agronomia, o rendimento e as qualidades dos grãos são comparáveis às contrapartes convencionais de arroz consanguíneo: IR64, PSBRc82 e BRRI dhan 29. Os dados mostram que as linhagens de melhoramento do Golden Rice desenvolvidas nos antecedentes genéticos de diferentes variedades locais contêm beta- caroteno para fornecer mais de 30% da necessidade média estimada (EAR) de vitamina A de crianças pequenas.
Observou-se também que a época de plantio teve algum efeito sobre o conteúdo de beta-caroteno - com as safras da estação chuvosa registrando maiores quantidades de beta-caroteno do que as safras da estação seca - enquanto continua a atingir os níveis-alvo definidos pela equipe do arroz saudável. Estudos publicados anteriormente sobre a análise de composição e caracterização molecular e avaliação de segurança demonstraram que o Golden Rice é tão seguro quanto o arroz comum, com o benefício adicional de beta-caroteno no grão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário