sexta-feira, 16 de abril de 2021

Ocupação de leitos UTI covid cai para 99,4% nesta sexta-feira em MS, aponta SES

 


  

A taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para covid está em 99,4% na manhã desta sexta-feira (16). O índice estava em 100% na manhã de quinta-feira (23). O Jornal Midiamax acompanha os índices diariamente pelo painel Mais Saúde, da SES (Secretaria Estadual de Saúde).


Conforme os dados repassados pelos hospitais à SES, restam apenas 3 vagas disponíveis em todo o sistema hospitalar do Estado, que possui 579 vagas para pacientes em estado grave com covid. O sistema de saúde de MS contou com ampliação de leitos na semana passada, o que resultou em queda da taxa de ocupação, mas durou apenas três dias - entre quinta e sábado de manhã.


Já, os leitos UTI para demais casos está com ocupação de 91%, ou seja: 865 dos 949 leitos existentes estão com pacientes. Para os leitos clínicos de enfermaria, a taxa de ocupação registrada é de 61% das 1.258 vagas exclusivas para infectados por covid.


Então, Campo Grande continua com a situação crítica, apesar da redução da taxa de ocupação em leitos críticos para pacientes com covid. Até terça-feira (13), o índice estava em 104%, mas caiu para 101,8% nesta quarta. Isso significa que os hospitais estão com 6 pacientes além da capacidade de 332.


No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) - referência do SUS para tratamento de covid em MS, todos os leitos críticos estão ocupados. Além disso, outros 11 pacientes estão em pontos extras instalados na área vermelha do hospital.


Em Dourados, a ocupação de leitos para pacientes em estado grave com covid está em 90,7%. Isso significa que restam apenas 7 vagas em UTI.


Após semanas com superlotação, a rede hospitalar de Três Lagoas chegou a ficar com ocupação em 95%, mas subiu nesta sexta para 100%. Corumbá, que estava até terça-feira sem UTIs para covid disponíveis, registra taxa de 82% de ocupação nesta sexta. Naviraí e Sidrolândia continuam sem leitos disponíveis. 

Nenhum comentário: