sexta-feira, 9 de abril de 2021

Mudança climática trará inundações e secas nos EUA: Estudo

 



Os 22 anos mais quentes registrados aconteceram desde 1997
Por:  -Leonardo Gottems

O estado norte-americana de Iowa enfrentará uma mistura desafiadora inundações, colheitas danificadas e seca à medida que o mundo aquece, disseram três cientistas na terça-feira. Os pesquisadores apareceram na Iowa Water Conference virtual deste ano. As informações foram publicadas pelo portal local agriculture.com. 



Peter Thorne, chefe do Departamento de Saúde Ocupacional e Ambiental da Universidade de Iowa, disse que a mudança climática aumentará os danos de enchentes, secas, algas tóxicas e poluição do ar no meio-oeste. Ele observou que a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) descobriu que o número de tempestades que causam US$ 1 bilhão ou mais em danos aumentou nos últimos anos. 


Os 22 anos mais quentes registrados aconteceram desde 1997, levando a algumas das mudanças nos padrões climáticos, acrescentou Thorne. As chuvas se tornaram mais fortes e vêm em menos tempestades. Isso causou enchentes e transbordamentos de esgoto, outra ameaça à saúde. Em alguns casos, as famílias que voltaram para suas casas inundadas enfrentaram doenças relacionadas ao mofo e envenenamento por monóxido de carbono de geradores. 


A mudança nos padrões climáticos mudou algumas plantas, levando a uma variedade muito produtiva da ambrósia, que irrita as pessoas com febre do feno, disseram os cientistas. E pragas como o carrapato estrela solitária tornaram-se mais comuns em Iowa, às vezes transmitindo doenças. Os danos em Iowa e no resto do globo poderiam ser agravados por uma resposta lenta à mudança climática, disse Thorne.

Nenhum comentário: