terça-feira, 13 de abril de 2021

Inicia cruzamento de raças europeias Limousin e Devon

 



Expectativa do criador é que os primeiros terneiros nasçam a partir de julho de 2022
Por:  -Eliza Maliszewski


Uma das raças mais antigas do Reino Unido, a Devon é a nova aposta do tradicional produtor de terneiros Edgar Luiz Ferreira Lima (Cacaio Lima), de Cachoeira do Sul (RS), reconhecido criador de touros e novilhas Limousin e presidente da Associação Brasileira de Limousin. “Não tenho dúvidas de que o resultado do cruzamento do Limousin com Devon será espetacular. Estarei realizando um sonho, pois desde 2000, quando me dediquei à produção de terneiros, tinha como projeto fazer esse cruzamento.  A terneirada vai ter o pelo bem homogêneo, o que facilita muito na hora das vendas e leilões”, afirma o produtor rural, que comercializa os terneiros, machos e fêmeas, oriundos de cruzamento, na Feira de Terneiros do município e na venda direta. Desde o ano de 2001, a Fazenda Boa Esperança, na qual é proprietário, tem conseguido as maiores premiações no evento, como lote mais pesado, melhor lote de macho e de fêmeas.



Para iniciar o cruzamento, Cacaio adquiriu 45 novilhas Devon, de cabanhas de São Gabriel e Caçapava do Sul. A expectativa do criador é que os primeiros terneiros nasçam a partir de julho de 2022. “O Limousin é o campeão mundial de rendimento de carcaça, possui ossatura fina, um posterior avantajado,  raça precoce, tem facilidade de parto e é uma raça dócil. Quanto ao Devon, todo o pecuarista sabe que as matrizes são excelentes mães, leite à vontade, carne maravilhosa e, também, bem mansas. Garanto que esse meu projeto vai dar um destaque especial às duas raças”, acrescenta, entusiasmado.


Otávio Jacques, técnico da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), acrescenta: “A cruza de ambas as raças reúne, no mesmo indivíduo, todas as características positivas das duas raças europeias. O resultado será um animal desejado pelo terminador, pela indústria e pelo consumidor”.


A presidente da Associação, Simone Bianchini, acredita que os cruzamentos são um impulso positivo para ambas as raças. “A Devon está de mãos dadas com a Limousin, apoiamos e incentivamos os novos cruzamentos, como uma possibilidade a mais para o crescimento da raça. A expectativa é muito boa”, avalia a dirigente.


A Limousin é originária da região de Limousin, na França, de onde se difundiu para outros países. No Brasil está presente desde meados do século XIX, tendo sido importado para melhorar a raça Caracu. A raça é conhecida mundialmente pela produção de carne macia e de altíssima qualidade.


Já a Devon tem como características mais marcantes a rusticidade, a fertilidade, a habilidade materna, a precocidade e a docilidade. Ultimamente este gado tem sido muito utilizado para cruzamentos com raças zebuínas, formação da raça sintética bravon, ou mesmo com as raças europeias. A raça britânica foi introduzida no Brasil em 1906.


* informações da ABCDB

Nenhum comentário: