A brasileira JBS, gigante de proteína animal, anunciou a compra da empresa holandesa Vivera, que produz alimentos de base vegetal, inclusive carnes. Segundo a Reuters o negócio foi fechado em 341 milhões de euros (cerca de R$ 2,3 bilhões).
A transação envolve três unidades de produção e um centro de pesquisa, todos a Holanda. A Vivera vende seus produtos para 25 países europeus, com um portfólio de 50 opções, sendo a terceira maior produtora desse tipo de alimento no continente.
Com isso a marca começa a produzir carne vegetal na Europa. A aquisição ainda depende de aprovação dos órgãos reguladores. A empresa entrou no mercado de carne vegetal em 2019 e no Brasil o frigorífico já detém 57% do mercado de hambúrguer de base vegetal.
A receita da indústria global de carne vegetal, ovos e alternativas lácteas deve chegar a US$ 290 bilhões até 2035, ou 11% do mercado de proteína animal, de acordo com o Boston Consulting Group.
Atualmente, a JBS possui mais de 400 unidades no mundo, sendo mais de 230 diretamente relacionadas à produção de carnes e produtos de maior valor agregado e conveniência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário