sexta-feira, 2 de abril de 2021

Estado australiano plantará OGMs depois de 18 anos

 


O estado espera que as safras OGM gerem até US $ 4,8 bilhões em benefícios
Por:  -Leonardo Gottems


O caminho está aberto para Organismos Geneticamente Modificados OGMs em New South Wales (Austrália) após uma longa proibição de quase duas décadas. O estado espera que as safras OGM gerem até US$ 4,8 bilhões em benefícios nos próximos dez anos. A tecnologia também pode economizar aos agricultores até 35% de suas despesas e aumentar a produção em quase 10%. 



O governo deste estado australiano anunciou que, a partir de 1º de julho de 2021, a proibição do uso de culturas geneticamente modificadas (GM) será suspensa após o fim da moratória de 18 anos, que aumentará a competitividade e a produtividade agrícola. O ministro da Agricultura, Adam Marshall, espera abrir as portas para a adoção de novas tecnologias transgênicas no campo. A mudança pode gerar bilhões de dólares em benefícios. 


“Os potenciais benefícios agronômicos e de saúde das futuras safras OGM incluem tudo, desde a resistência à seca e doenças até a absorção mais eficiente de nutrientes do solo, maiores rendimentos e melhor controle de ervas daninhas”, disse Marshall. 


O estado espera que as safras OGM gerem até US $ 4,8 bilhões em benefícios nos próximos dez anos. A tecnologia também pode economizar aos agricultores até 35% de suas despesas e aumentar a produção em quase 10%. Para o ministro, “esta também é uma grande notícia para o consumidor, pois com o levantamento da proibição estamos treinando empresas para investir em tecnologia transgênica que tem potencial para eliminar alérgenos como o glúten, melhorar o sabor e proporcionar melhor nutrição”. A moratória OGM foi promulgada há quase duas décadas, mas durante esse tempo houve pouco ou nenhum envolvimento em mais de dez anos. 

Nenhum comentário: