sexta-feira, 2 de abril de 2021

Especialistas alertam para cuidados que devem ser tomados após vacinação contra Covid-19

 


Por Revista Casa e Jardim

A vacinação em território nacional está avançando. Ainda que lentamente, cada vez mais pessoas estão recebendo as primeiras e segundas doses das vacinas contra a Covid-19, um ano após o início da pandemia no Brasil.


Porém, mesmo tomando as duas doses da vacina – seja ela a Coronavac ou a AstraZeneca –, é necessário manter alguns cuidados para evitar que ocorra uma infecção de coronavírus, e até mesmo transmitir para outras pessoas.


Alberto Chebabo, médico infectologista da Dasa recomenda manter o distanciamento e isolamento social, mesmo após a segunda dose. "A vacina protege de ter uma doença grave, mas ainda assim existe o risco de se infectar e transmitir. Por isso, ainda é importante o uso de máscara em lugares públicos", comenta.


O médico explica que como nenhuma vacina é 100% eficaz, os hábitos ainda não podem voltar ao "normal" de uma vez. Até que toda a população esteja vacinada, é importante manter as recomendações gerais da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a prevenção contra a Covid-19.


Caso pessoas que já estejam vacinadas encontrem pessoas não-vacinadas dentro de casa, ou em ambientes fechados, o uso da máscara ainda é necessário, assim como o distanciamento de pelo menos um metro e meio.


Manter os cuidados é uma medida efetiva, principalmente por conta das variantes da doença, que podem se espalhar e causar uma nova onda da pandemia, e talvez de forma ainda mais grave.


Chebabo aconselha que, mesmo com as doses da vacina em dia, festas e aglomerações com mais pessoas sejam evitadas o máximo possível, principalmente a indivíduos que sejam do grupo de risco.


Alguns estudos recentes apontam que a vacinação em massa reduziu a infecção assintomática ao redor do mundo. Ainda assim, especialistas afirmam que essas evidências são preliminares e que são necessários novos estudos, com evidências mais conclusivas, levando em conta principalmente as variantes.


De forma geral, as recomendações de precaução são as mesmas, uma vez que as variantes estão presentes e podem apresentar novos riscos e também levando em conta o tempo de imunização da vacina, que pode ocorrer até 30 dias após a segunda dose.


Vale lembrar que a vacina é um dos instrumentos que mais tem impacto positivo na saúde ao redor do mundo, e suas contribuições reduzem a mortalidade e podem aumentar qualidade e expectativa de vida.


Nenhum comentário: