terça-feira, 6 de abril de 2021

Com médicos a bordo, primeira unidade de resgate e suporte avançado é ativada

 

                                             Alvaro Rezende

Rafaela Moreira, Thais Libni

Com o objetivo de qualificar e agilizar o atendimento de resgate, foi ativada nesta terça-feira (06) a primeira viatura de Unidade de Resgate e Suporte Avançado (URSA) do Corpo de Bombeiros, em Mato Grosso do Sul. A viatura dará apoio à Secretaria Estadual de Saúde (SES) na remoção e no tratamento rápido de lesões potencialmente fatais, como no atendimento de vítimas graves de acidentes, para assim desafogar o sistema de resgate municipal.


O diferencial da unidade de resgate será ter à disposição médicos para o atendimento, para reforçar os serviços de salvamento e atendimento emergenciais. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), explicou que haverá um sistema de plantão com 12 médicos e 6 enfermeiros a disposição, além do restante da equipe para os atendimentos. 


“Essa viatura sempre foi um sonho de toda corporação, teremos um mini-hospital móvel, com uma equipe treinada para o suporte de vítimas. É possível ampliarmos esse serviço para outros municípios. Esta é a primeira unidade deste modelo entregue, de outras que virão para compor esta estrutura de suporte avançado”, disse Reinaldo. 


A viatura terá equipamentos hospitalares e medicamentos, estando preparada para atender qualquer ocorrência, com a possibilidade de iniciar o tratamento das lesões já no local do acidente, até levar a vítima para unidade de saúde.


O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância da implantação da unidade, que vai contribuir com a saúde pública do Estado, podendo ter futuramente até mesmo helicóptero de resgate.


“Essa viatura vai dispor de todos os equipamentos para atendimento a qualquer acidente com vítimas graves. Acredito que para o futuro teremos uma das melhores estruturas do País, até com possíveis aeronaves, tendo helicópteros para atender no Pantanal, nos nossos rios e atrativos turísticos”, afirmou Resende.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: