No mês passado, a Organização Mundial da Saúde fez um alerta: o câncer de mama, atualmente, é o câncer de maior incidência em todo o mundo e o quinto que mais mata. Fatores como envelhecimento da população, obesidade e sedentarismo aumentam consideravelmente as chances de desenvolver a doença.
A boa notícia é que, além de hábitos saudáveis que ajudam a prevenir, o diagnóstico precoce, ainda nos estágios iniciais, colaboram, e muito, para um prognóstico favorável ao paciente, levando até mesmo à cura em muitos casos. Por isso, toda ação de prevenção e combate ao câncer de mama é questão de saúde pública e merece destaque.
Atentos a esse cenário, estudantes de Medicina da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) perceberam a necessidade de criar um projeto de extensão com objetivo de propagar conhecimento sobre câncer de mama e o incentivo à sua prevenção. Trata-se do Projeto Susan: Promoção à saúde da mulher e prevenção do câncer de mama (ODS 3,4), que recebeu esse nome em homenagem à Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma das maiores organizações de luta contra o câncer de mama que, inclusive, criou o movimento internacional de conscientização denominado Outubro Rosa.
O material desmistifica crenças populares sobre câncer, apresenta um resumo de quais sinais e sintomas caracterizam a doença, lista os tipos de tratamento disponíveis, mostra os cuidados que o paciente em tratamento de câncer deve ter durante a pandemia de covid-19, além de outras informações importantes. Para ter acesso a todo o conteúdo da cartilha, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário