sexta-feira, 16 de abril de 2021

107 pacientes aguardam por um leito nesta sexta-feira

 

Naiara Camargo

Em pleno pico da pandemia, 107 enfermos estão na fila por um leito hoje (16) em Mato Grosso do Sul, conforme informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES).


Na Central de Regulação da Capital, aguardam por um leito 65 doentes, sendo 45 apenas de Campo Grande.


Já na Central de Regulação de Dourados, 11 pessoas estão na fila à espera de uma vaga em hospitais. Na Central de Regulação do Estado (CORE), aguardam 31 pacientes.


Mato Grosso do Sul contabiliza 1.169 pessoas internadas, sendo 636 em leitos clínicos (406 público; 230 privado) e 533 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (386 público; 147 privado), nesta sexta-feira.


A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 104%, Dourados em 92%, Três Lagoas 98% e Corumbá 87%.


Leitos estão sendo improvisados e doentes estão em locais inadequados. “Pessoas estão em prontos socorros, ala vermelha, ala azul e centros cirúrgicos já que não estão fazendo cirurgias eletivas. Isso nos preocupa”, informou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.


Resende afirmou que as vagas de leitos que surgem são de óbitos que ocorrem. “Mesmo para quem tem o melhor plano de saúde, não vai ter acesso nem à leitos de UTI e nem clínicos. O melhor plano de saúde é ficar em casa”.


“Não há mais leitos. Nem se você tiver condição financeira de ir para outro Estado. Pessoas muitas vezes vão à óbito porque faltam leitos”, complementou a secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone.


O governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), assegura que para o sistema de saúde não colapsar, é necessário o isolamento. “Sabemos da contrariedade de alguns segmentos da economia, mas agora não tem outra alternativa”, declara.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: