domingo, 13 de dezembro de 2020

Tempestade de cinzas e areia assusta moradores no Pantanal de MS


G1

Uma tempestade de cinzas e areia surpreendeu e assustou mais uma vez os moradores da região da serra do Amolar, no Pantanal Mato Grosso do Sul.


A tempestade começou no fim da tarde desta sexta-feira (12) e durou cerca de 30 minutos. O pesquisador e veterinário do Instituto Homem Pantaneiro Diego Viana gravou o fenômeno.


Uma das áreas mais atingidas foi a reserva Elieser Batista, na serra do Amolar, a cerca de 190 quilômetros – pelo rio Paraguai, de Corumbá.


Essa não foi a primeira vez que a região foi atingida pelo fenômeno. A primeira tempestade foi em outubro, quando ainda existiam focos de incêndio na região.


Desde então foram pelo menos quatro tempestades como essa. Segundo o Instituto Homem Pantanal, que publicou o vídeo gravado por Diego em uma rede social, essa tempestade foi causada por uma nuvem cumuloniumbus e nem sempre vem acompanhada de chuva.


Ainda de acordo com a entidade, em 2020 a serra do Amolar foi muito castigada pelos incêndios que atingiram o Pantanal. Quase 60% da vegetação da região foi consumida pelo fogo.


Nenhum comentário: