Por Gizele Almeida
Neste domingo (20), Dourados completa 85 anos de emancipação e cada vez mais se consolida como “gigante” do interior de Mato Grosso Sul. Em 2020 houve um considerável aumento da população local, sendo estimado 225.495 habitantes atualmente. O número de novas empresas também apresentou elevação, o saldo de contratações formais se manteve positivo em grande parte do ano, ascensões estas registradas mesmo diante do cenário de pandemia do coronavírus que assola a região, bem como todo o país.
A crescente populacional foi notável em um ano, com projeção de aproximadamente 2,5 mil habitantes. No comparativo de uma década é possível notar grande elevação na quantidade de habitantes, já que em 2010, o Instituto apontava Dourados com 196.035 habitantes.
A maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul é destaque em abertura de empresas, mesmo em um ano em que a pandemia do coronavírus gerou insegurança na economia do país. Dados da Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul) mostram que em 2020, já foram abertas mais empresas que em 2019.
Conforme detalhado pelo presidente da Junta, Augusto César Ferreira de Castro ao Dourados News, de janeiro até 16 dezembro de 2020, o número de empresas abertas no município foi de 836. Em todo o ano de 2019, esse número foi de 775, ou seja, são 61 a mais, sem o ano ainda ter se findado.
Augusto destaca ainda maior celeridade nos trâmites burocráticos para os empreendedores.
Outro ponto importante é o tempo médio das aberturas, em que em 2019 era de "21 horas e 54 minutos, e em 2020 passou a ser de 6 horas e 56 minutos”, afirmou.
A cidade que sempre atraiu pessoas de todas as partes do país por ser considerada “terra de oportunidades”, continua com cenário positivo neste aspecto.
Conforme o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em um ano considerado difícil para o cenário de empregos em várias regiões do país, em Dourados na maior parte de 2020, o saldo de contratações foi positivo, sendo que apenas março e abril apresentaram números negativos.
O agronegócio e pecuária locais são destaques a nível nacional. O arroz, cana-de-açúcar, milho são cultivos ‘fortes’ na região, no entanto, em 2020, a soja figurou com grande impulso na economia local.
Boletim rural do Sistema Famasul, aponta que a safra 2019/2020 alcançou 215.285,75 hectares de área cultivada, com uma produção estimada em 684.571,22 toneladas.
A Agência Safras, do Canal Rural, divulgou recentemente que o plantio de soja para a safra em Dourados foi concluído e é estimado que alcance uma área de 225 mil hectares para a safra 2020/2021, ou seja, área de 10 mil hectares maior que a anterior.
A área total territorial de Dourados é estimada em 4.062,236 km², conforme censo recente do IBGE. Bastante contrastante com os 50.000 hectares, da colônia agrícola de Dourados, criada em 1943 que atraiu imigrantes brasileiros e estrangeiros, “mistura” bastante notória em todos os bairros, nos sotaques e nos costumes da população.
Cidade “referência”
Para o prefeito Alan Guedes, Dourados chega aos 85 anos, como cidade “referência” no interior, no entanto, “perdeu espaço no protagonismo regional, o que pode se recuperar com base em trabalho de uma administração eficaz”.
Ele cita que a cidade jovem de povo generoso e trabalhador, pode continuar sendo “terra de oportunidades” e neste sentido, pretende a frente do Executivo, atuar para que cada vez mais empresas se implantem no município.
“Para atrair novas empresas e manter o saldo positivo de empregos formais, a cidade precisa ter um melhor ambiente de negócios e o poder público contribui naquilo que lhe compete, como agilização das emissões de alvarás e demais documentos que precisam fluir limpas e organizadas” disse.
Para Alan, é preciso fomentar além da instalação de novas empresas, o aumento de postos de trabalho das empresas já consolidadas.
Diante desses aspectos, ele cita que buscará parceiros locais, tendo em vista oferta de capacitações e alternativas ainda com parcerias externas para manter um cenário positivo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário