domingo, 13 de dezembro de 2020

A Audi traz para o Brasil o A5 Sportback 2021, equipado com o motor 2.0 TFSI

 


                                                

Daniel Dias/AutoMotrix

A Audi do Brasil dá início em dezembro à pré-venda do A5 Sportback 2021. O modelo traz design renovado e mais itens de série, como controle de cruzeiro adaptativo, faróis de Led Matrix, display com tela sensível ao toque e tecnologia de assistência elétrica. As primeiras unidades do modelo chegam ao país em janeiro, em duas versões, a partir de R$ 284.990. 


Na repaginação do carro, foram introduzidos uma nova grade frontal Singleframe mais larga, com saídas de ventilação inspiradas no clássico Sport Quattro de 1984. Segundo a engenharia da Audi, a “musculatura” do capô diferencia o A5 Sportback de outros modelos da marca ao agregar um aspecto de força e esportividade. Na traseira, conta com mudanças com ponteiras de escape trapezoidais e uma nova assinatura óptica marcada pelas lanternas de leds com setas dinâmicas. 



No interior, as linhas horizontais estão no novo display sensível ao toque MMI (o centro de controle do sistema operacional), que funciona como o ponto principal do painel de instrumentos, inclinado levemente em direção ao motorista, com utilização semelhante à de um smartphone.


O A5 Sportback trazido ao Brasil é equipado com o motor 2.0 TFSI (turbo) com 190 cavalos e torque de 33 kgfm, associado à transmissão STronic de dupla embreagem e 7 marchas, permitindo rápidas trocas e aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos, de acordo com a fabricante alemã. 



O modelo tem ainda sistema de assistência elétrica, composto por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia de 48 volts. Com o dispositivo, o veículo pode se deslocar em velocidades de 55 a 160 km/h com o motor desligado, reiniciando depois automaticamente. Durante a desaceleração, o sistema pode recuperar até 12 kW de energia, enquanto o start-stop começa a funcionar a partir de 22 km/h.


Com seu novo sistema de toque MMI, o A5 Sportback, assim como toda a família, tem uma tela de 10,1 polegadas com feedback acústico substituindo o botão giratório usado nas versões anteriores. Os gráficos são limpos e reduzidos, com a pesquisa do sistema tendo como base uma linguagem de texto coloquial. O controle de voz compreende muitas formulações da fala usada cotidianamente. Os destaques do dispositivo são o centro de controle de infoentretenimento e a navegação do MMI. 


Novas funções tornam a navegação inteligente e intuitiva, sugerindo, por exemplo, caminhos com base em rotas percorridas anteriormente pelo proprietário do veículo. O Audi Connect e o Connect Plus mapeiam serviços online, incluindo sinais de trânsito e informações de perigo, estacionamento nas proximidades e dados sobre semáforos, vindos pelo serviço Car-to-X, lançado pela Audi em Ingolstadt, onde o carro é produzido, em julho deste ano, conectando-o ao computador central da cidade que controla os “faróis” de trânsito. 


O aplicativo myAudi liga o A5 Sportback ao smartphone de seu dono. A personalização padrão permite a criação de até sete perfis de usuário diferentes para armazenar configurações e preferências pessoais. A chave digital Audi Connect, opcional, transforma um smartphone com sistema operacional Android em uma “chave” do veículo, podendo destravar as portas e dar partida no motor.


A conectividade do A5 Sportback acompanha as atualizações introduzidas na família de modelos da Audi, utilizando uma nova unidade principal com maior poder de computação e de entretenimento de terceira geração. Ela opera em conjunto com a caixa de comunicação igualmente nova, que lida com telefonia e os serviços Audi Connect. 


O carro vem de fábrica com um ponto de acesso ao Wi-Fi. O motorista controla o display full-HD de 12,3 polegadas (1.920 x 720 pixels) do cockpit virtual Audi Plus no volante multifuncional, podendo escolher entre três visualizações. Isso é complementado por uma pesquisa do MMI, que projeta informações no campo direcionado aos olhos do condutor.

Nenhum comentário: