quinta-feira, 18 de junho de 2020

Justiça recebe denúncias contra 22 pessoas investigadas na Operação Decoada



O Ministério Público Federal (MPF) em Corumbá ofereceu denúncia contra 22 pessoas pela prática de fraudes em processos de licitação, corrupção ativa e passiva e peculato. Os crimes, apurados no âmbito da Operação Decoada, deflagrada em 2012, resultaram no desvio de verbas federais destinados ao atendimento oncológico no município de Corumbá, além de recursos públicos para a cultura e para os contratos em geral da administração municipal.

Entre os denunciados estão ex-secretário de Saúde de Corumbá e o ex-presidente da Fundação de Turismo do município. Ambos foram denunciados por peculato, corrupção passiva e associação criminosa.

A apuração identificou que o grupo, que atuava pelo menos desde 2009, era dividido em três núcleos, que se mantinham permanentemente articulados para garantir os desvios: um núcleo formado por servidores públicos dentro da prefeitura de Corumbá e por titulares e sócios administradores das empresas fornecedoras dessa municipalidade; um segundo núcleo, constituído por servidores e empresários da área da cultura; e o terceiro núcleo, integrado por empresários que recebiam repasses destinados à implementação do serviço de oncologia no município.

Entre as práticas mais recorrentes do grupo estava a imposição de obstáculos à ampla concorrência nos processos licitatórios, inclusive para a disponibilização dos editais.

Além disso, verificou-se a realização de prorrogações ilegais dos contratos, às vezes com recurso à montagem dos procedimentos licitatórios, e a ausência de prestação de contas de forma idônea dos recursos recebidos pelos titulares das empresas vencedoras dos certames. Em apenas dois anos, aproximadamente R$ 2,8 milhões teriam sido repassados para o serviço de oncologia em Corumbá, sem comprovação dos procedimentos supostamente realizados.

Considerando a quantidade de denunciados e a complexidade dos fatos apurados, o Ministério Público Federal desmembrou a acusação em três denúncias, já recebidas pela Justiça Federal.

Nenhum comentário: