sexta-feira, 26 de junho de 2020

Prefeito descarta lockdown em Campo Grande


Marcos Trad diz que não há necessidade de fechamento total, mas pode rever decisão no futuro

Glaucea Vaccari

Prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), descartou um lockdown em Campo Grande. Conforme o chefe do Executivo Municipal, mesmo com o aumento de casos, a medida mais radical ainda não é necessária e as regras de restrição e biossegurança adotadas no enfrentamento ao coronavírus continuarão sendo mantidas como forma de tentar frear o contágio.

"Não haverá lockdown, nesse momento de tempo está descartado", disse Trad.

O número de casos tem aumentado nos últimos dias em Campo Grande. Só nas íltimsa 24 horas, foram 138 novos resultados positivos na Capital, conforme aponta boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A cidade soma 1.554 casos e oito mortes pela doença.

Segundo o prefeito, o aumento de confirmações se deve, em partes, ao desrespeito aos decretos municipais, principalmente quanto as aglomerações em bares e restaurantes e o baixo índice de isolamento social.

"Infelizmente estamos observando, nessa últimas semanas, movimentos que contrariam frontalmente nossos decretos, estamos vendo cada vez mais uma população que afronta nossas recomendações", lamentou.

Entre os decretos municipais estão a obrigatoriedade do uso de máscaras; toque de recolher, que começa mais cedo a partir desta sexta-feira (26), às 22h; barreiras sanitárias, entre outros, além de medidas de biossegurança que devem ser adotadas por estabelecimentos comerciais, como limite de capacidade de atendimento e distanciamento mínimo.

Por enquanto, Trad avalia que estas medidas são suficientes, não sendo necessário o fechamento total das atividades não essenciais. No entanto, ele afirma que toda a situação é monitorada e não descarta que a medida mais rígida possa a vir necessário em algum momento futuro, "se as pessoas abusarem".

LOCKDOWN

A palavra é o correspondente em inglês a confinamento. Mas passou a ser adotada no Brasil pelo seu uso corrente nas discussões internacionais acerca de formas de evitar a circulação de pessoas e a disseminação do vírus.

De uma maneira geral, lockdown é classificado como “legislações ou regulações relativas à restrição de interação face-a-face, incluindo o banimento de eventos não essenciais, fechamento de escolas e espaços culturais e ordens para que pessoas permaneçam em casa.”

No entanto, há diferentes manifestações desse tipo de medida em cada país.

Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: